• Carregando...

O presidente da Philips na América Latina, Paulo Zottolo, publicou uma nota nesta sexta-feira, no jornal "Valor Econômico", pedindo desculpas à população do Piauí pela declaração, dada ao próprio jornal, que ofendeu o governador do estado, Wellington Dias (PT) e gerou polêmica. Na entrevista, o executivo afirmara, ao apoiar o movimento "Cansei": "Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir, ninguém vai ficar chateado".

Em nota nesta sexta, Zottolo reconhece que a frase "foi mal colocada". Diz o texto:

"Com referência à matéria publicada ontem, 15/08/2007, no jornal Valor Econômico, em que faço citação ao estado do Piauí, venho publicamente esclarecer que jamais tive a intenção de desqualificar o estado ou seus cidadãos.

"Mal colocada por mim, a analogia foi a de que o desconhecimento que às vezes se tem sobre o estado faz com que não se saiba avaliar a sua relevância no cenário nacional, suas belezas naturais e riquezas culturais que eu, pessoalmente, conheço e admiro.

"Reconheço que a frase foi por mim mal colocada e, publicamente, peço desculpas à população do estado, aos seus governantes e a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida".

Na quinta-feira, Dias divulgou uma nota de protesto disse que enviará ao presidente Lula e ao Congresso um ofício para que o governo e o Parlamento se posicionem quanto ao que considera "um deboche". Na nota, o governador diz que "lamentavelmente, o presidente da Phillips desconhece o Piauí" e pede que Deus dê a Zottolo a oportunidade de conhecer o estado.

À tarde, Zottolo ligou para Dias, disse que não foi intenção dele ofender e pediu desculpas. O governador aceitou, mas pediu que a retratação fosse pública, o que foi feito nesta sexta.

Apesar do pedido de desculpas, O senador Mão Santa (PMDB-PI) classificou, nesta sexta-feira, de "tolo, ignorante e imbecil" o executivo.

- O próprio nome dele é só tolo, marcado pelo destino. Ó tolo, ignorante, imbecil e cansado, a primeira capital planejada do país foi Teresina! - esbravejou no plenário do Senado.

Mão Santa salientou que o Piauí prestou e vem prestando relevantes serviços ao país, além de ter contribuído, conforme observou, com políticos de expressão. Como exemplo, citou Petrônio Portela, ex-presidente do Senado, considerado por Mão Santa como de fundamental importância no processo de abertura política no país.

No dia anterior, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) classificara a declaração do presidente da Philips como "preconceituosa".

- Peço que o senhor Zottolo convide o senhor José Horácio Gaioso, que é piauiense e dirigiu a Philips até na Holanda, para lhe dar uma lição de humildade e mostrar a grandeza do Piauí e o que ele faz pela nossa terra - disse Heráclito.

As declarações causaram grande repercussão no Piauí. Um site de notícias, o "Portal Meio Norte", de Teresina, propôs uma campanha de boicote dos piauienses aos produtos da Philips, alegando que, pelo raciocínio de Zottolo, o Piauí não é um mercado importante para a economia e para o faturamento da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]