Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Presidente do DEM diz ter certeza que decisão sobre Kassab será revista

Segundo ele, pedido de cassação do prefeito não abala imagem do partido. No DF, DEM teve que expulsar governador acusado de manter mensalão

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste domingo (21) ao portal G1 que "tem certeza" que o pedido de cassação do prefeito de São Paulo será revertido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Maia disse também que o pedido não prejudica a imagem do partido, que recentemente teve que expulsar o único governador do DEM, José Roberto Arruda, acusado de comandar o mensalão do DEM no Distrito Federal.

"Não tenho preocupação nenhuma [em relação ao pedido de cassação de Kassab]. É uma decisão que não vai prosperar nos tribunais superiores. A doação foi feita dentro da legislação. Tenho certeza que essa decisão será reformada nas próximas instâncias", comentou Maia.

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloisio Sérgio Resende Silveira, confirmou neste domingo (21) a decisão sobre a casssação do mandato do prefeito Gilberto Kassab, da vice-prefeita Alda Marco Antônio e de pelo menos oito vereadores, por captação ilícita de recursos. O magistrado cassou o mandato de Kassab e dos vereadores a partir de representação do Ministério Público Eleitoral que aponta doações de campanha irregulares oriundas da Associação Imobiliária Brasileira (AIB).

Maia, assim como a defesa de Kassab, argumenta que o juiz tomou a decisão sem levar em conta julgamentos anteriores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o mesmo tema. Maia disse que em outras decisões nas eleições de 2006 o TSE já havia esclarecido que esse tipo de doação era legal.

Ricardo Penteado, um dos advogados de Kassab, disse que recorrerá no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) nos próximos dias. "Vou recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral. A tese que o juiz defende, ele próprio reconhece que já foi vencida no Tribunal Superior Eleitoral, de que as empresas que são sócias de concessionárias não podem doar", disse Penteado ao G1.

Imagem

O presidente do DEM disse ainda que não teme prejuízos à imagem do partido, que tem seu nome envolvido no suposto esquema mensalão do DEM no Distrito Federal. O DEM teve que expulsar o governador José Arruda depois que ele apareceu em imagens da operação Caixa de Pandora recebendo dinheiro de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do DF. Barbosa denunciou o suposto esquema e entrou no programa de proteção à testemunha da Polícia Federal.

"Essa questão do Kassab não prejudica de forma nenhuma. Estamos enfrentando a crise em Brasília como nenhum outro partido. Não há qualquer preocupação com a imagem. Temos certeza que as contas do prefeito Kassab serão aprovadas", salientou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.