• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (21), o PAC das Cidades Históricas, em cerimônia em Ouro Preto (MG). No discurso, Lula parabenizou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, apontada como possível candidata do PT em 2010, pelo novo programa e cobrou outros ministros para que valorizem a recuperação do patrimônio histórico do país.

"O ministro da Fazenda, o ministro do Planejamento e todos os outros ministros têm que entender que investir nisso aqui é gerar riqueza, gerar emprego para o país e turismo. Por isso, quero dar os parabéns à companheira Dilma, que encontrou um jeito de colocar a reivindicação do companheiro Juca [Juca Ferreira, ministro da Cultura] no PAC", disse.

O novo PAC compreende ações em 173 cidades em todos os estados, com investimento de R$ 890 milhões até 2012, segundo números citados por Lula em seu pronunciamento. O objetivo principal, de acordo com o presidente, é gerar emprego e renda por meio do turismo.

"Não se trata apenas de recuperar monumentos, mas também de investir no desenvolvimento humano, econômico e social de cada município", afirmou o presidente, citando ações que o programa terá como sinalização, iluminação, instalação de internet banda larga sem fio, infra-estrutura urbana e social, financiamento para recuperação de imóveis privados e incentivo às cadeias produtivas locais.

Sem citar nomes, o presidente fez críticas a setores da sociedade e à falta investimento no setor."Teve um tempo que nós ficávamos indignados. Não havia quase nenhuma recuperação do patrimônio histórico brasileiro e setores importantes da sociedade brasileira viajavam para a Europa para ver o patrimônio histórico europeu. As pessoas não se davam conta que, para manter aquele patrimônio histórico, aqueles castelos maravilhosos, implicava em decisão política de governo e política econômica."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]