A polícia conseguiu prender nesta segunda-feira o traficante Evanilson Marques da Silva, o Dão, apontado como chefe da venda de drogas no Morro da Providência, na Gamboa, Zona Portuária. Segundo os policiais, ele é um dos bandidos mais procurados do Rio.
Dão foi preso por agentes da Polinter na Ladeira do Livramento, um dos acessos ao morro, e estava com outros três homens. Foram apreendidas armas e granadas. A quadrilha de Dão é tida como responsável pelo desaparecimento da universitária Priscila Belfort, irmã do lutador Vitor Belfort.
Na noite de domingo o programa "Fantástico", da TV Globo, apresentou um dossiê com informações sobre Dão. O Disque-Denúncia oferecia uma recompensa de R$ 2 mil por informações que ajudassem a prender o traficante. Quinze horas depois da notícia veiculada na TV, o Disque-Denúncia recebeu uma informação sobre o paradeiro de Dão. Trinta minutos após o recebimento da denúncia, ele foi preso.
Extensa folha de crimes
No mês passado agentes da Divisão Anti-Seqüestro (DAS) descobriram um túnel desativado de aproximadamente 300 metros de extensão sob o Morro da Providência. A suspeita da polícia é de que no túnel traficantes da quadrilha de Dão teriam esquartejado e queimado o corpo de Priscila, desaparecida desde janeiro de 2004. Segundo investigadores, o túnel - construído para que trens pudessem levar mercadorias ao Porto do Rio e desativado há décadas - costuma ser usado como zona de execuções dos traficantes da Providência. Uma de suas entradas é pela Rua Santo Cristo, ao lado da Vila Olímpica da Gamboa. A outra fica na Rua Rêgo Barros.
A quadrilha do Morro da Providência é apontada pela polícia também como responsável pela execução de Sandra Rodrigues de Almeida, de 55 anos, assassinada no fim de maio durante tentativa de assalto na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Assustado com a abordagem dos assaltantes, feita em um sinal de trânsito, o marido de Sandra teria tentado arrancar com o veículo e os bandidos atiraram.
Dão, que é ex-fuzileiro naval, segundo a polícia, teria comandado ainda o assalto à garagem da Viação São Silvestre, no dia 14 de abril deste ano. Na ocasião, o bando usou o clone de uma Blazer da PM para roubar R$ 55 mil.
Em dezembro de 2004, uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil prendeu 30 pessoas no Morro da Providência. E apreendeu quatro fuzis, duas granadas e uma pistola. Os policiais descobriram uma academia de ginástica (foto acima) na casa de Dão na favela. Ele, porém, naquela ocasião, conseguiu escapar.
Em março de 2006, policiais subiram o Morro da Providência e acabaram com a festa de aniversário do chefe do tráfico. No local da festa havia em destaque as letras D e T, iniciais de Dão e Thiago, que seria filho do traficante.



