Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio Grande do Sul

Presos 13 suspeitos de desviar dinheiro pela internet

Cerca de 120 policiais federais cumprem mandados judiciais em cinco cidades do RS. Grupo provocava prejuízo de cerca de R$ 100 mil por mês

Pelo menos 13 pessoas foram presas no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (11) na Operação Navegantes, organizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal (Delefaz) e pela Divisão de Crimes Cibernéticos. O objetivo é desmontar uma quadrilha que praticava crimes pela internet.

Cerca de 120 agentes cumprem mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Barra do Ribeiro.

Programas espiões

As investigações começaram em setembro do ano passado. Segundo a polícia, os integrantes da quadrilha enviavam mensagens eletrônicas por e-mail (spam) induzindo as pessoas a instalarem em seus computadores programas espiões que capturavam senhas bancárias. Com essas informações, eles realizavam transferências bancárias para contas de laranjas, pagamento de títulos e compras pela internet.

O grupo teria causado prejuízo de mais de R$ 100 mil por mês às vítimas, pelos cálculos da PF. Os integrantes da quadrilha têm idades entre 20 e 30 anos.

Os presos podem ser indiciados por interceptação informática não autorizada, furto qualificado e formação de quadrilha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.