• Carregando...

Secretários e diretores exonerados

Aldair Tarcisio Rizzi, diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR)

Antonio Annibelli Neto, chefe do Departamento de Fomento Rodoviário aos Municípios

Antonio Jorge Melo Viana, secretário de Controle Interno da Casa Civil

Gilberto Berguio Martin, secretário de Estado da Saúde

Herlon Goelzer de Almeida, diretor geral da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento

Inês Aparecida de Paula Dias, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba

Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Luis Guilherme Gomes Mussi, secretário Especial da Casa Civil

Nelson Garcia, secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social

Paulo Rosenmann, diretor administrativo financeiro do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM)

Valter Bianchini, secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento

Vitor Hugo Ribeiro Burko, diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP)

O governador Roberto Requião (PMDB) assinou os pedidos de exoneração de 12 secretários estaduais e diretores em cargos em comissão. A maioria deixa as funções a partir de 1º de abril para disputar as eleições de outubro. O próprio governador deixará o cargo para concorrer ao Senado. Também haverá mudança na administração municipal. O prefeito Beto Richa (PSDB) sai da prefeitura para disputar o governo do estado. De acordo com a Lei Eleitoral, para concorrerem a outros cargos, o presidente da República, os governadores dos estados, os prefeitos, ministros e secretários devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes da eleição. A data limite é a próxima sexta-feira (2), feriado da Paixão de Cristo. Eles só poderiam permanecer se concorressem à reeleição.

Entre os secretários que pediram exoneração estão Gilberto Martin, da Saúde, Rasca Rodrigues, do Meio Ambiente, Nelson Garcia, do Trabalho, e Valter Bianchini, da Agricultura. Veja a lista completa na tabela abaixo. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial de quarta-feira (24).

Martin confirmou que vai disputar uma vaga de deputado estadual pelo PMDB. Se eleito, ele pretende levar para Assembleia a sua experiência na área da saúde. "Como secretário enfrentamos a maior epidemia mundial dos últimos 30 anos (a Gripe A H1N1) e agora vamos montar uma trincheira para defender a saúde pública na Assembleia", disse.

O secretário do Meio Ambiente também quer uma vaga de deputado. Filiado ao Partido Verde, Rasca disse que o trabalho dos parlamentares pelo Meio Ambiente ainda é insuficiente. "Temos que garantir que as políticas ambientais sejam mantidas e que não retrocedam", afirmou.

Na administração municipal, a mudança anunciada esta sexta-feira (26) é a saída de Rui Hara da secretaria de governo. No lugar dele assume Luiz Fernando Jamur. O nome de Jamur foi definido por Richa e pelo vice Luciano Ducci em uma reunião com a bancada de apoio da Câmara de Vereadores. Jamur ocupa atualmente a secretaria de Urbanismo. De acordo com a prefeitura, o substituto de Jamur no Urbanismo ainda não foi definido.

Richa e Requião

Na próxima terça-feira (30) Beto Richa deixará a prefeitura para disputar o governo do estado. O vice Luciano Ducci assumirá em sessão marcada para às 10 horas na Câmara. O governador Roberto Requião (PMDB) também deixará o cargo na próxima semana. Ele deverá ser um dos pré-candidatos ao Senado.

A posse do vice Orlando Pessuti como governador está marcada para o dia 1º. A cerimônia será realizada no Palácio das Araucárias, logo após a solenidade na Assembleia Legislativa, que ocorrerá às 18 horas.

Veja no infográfico o calendário eleitoral

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]