Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Começa dança das cadeiras

Prestes a deixar o governo, Requião assina exoneração de 12 secretários e diretores

A maioria vai deixar os cargos para disputar as eleições de outubro. O próprio governador deve entregar sua carta de desincompatibilização no dia 1º de abril

O governador Roberto Requião (PMDB) assinou os pedidos de exoneração de 12 secretários estaduais e diretores em cargos em comissão. A maioria deixa as funções a partir de 1º de abril para disputar as eleições de outubro. O próprio governador deixará o cargo para concorrer ao Senado. Também haverá mudança na administração municipal. O prefeito Beto Richa (PSDB) sai da prefeitura para disputar o governo do estado. De acordo com a Lei Eleitoral, para concorrerem a outros cargos, o presidente da República, os governadores dos estados, os prefeitos, ministros e secretários devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes da eleição. A data limite é a próxima sexta-feira (2), feriado da Paixão de Cristo. Eles só poderiam permanecer se concorressem à reeleição.

Entre os secretários que pediram exoneração estão Gilberto Martin, da Saúde, Rasca Rodrigues, do Meio Ambiente, Nelson Garcia, do Trabalho, e Valter Bianchini, da Agricultura. Veja a lista completa na tabela abaixo. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial de quarta-feira (24).

Martin confirmou que vai disputar uma vaga de deputado estadual pelo PMDB. Se eleito, ele pretende levar para Assembleia a sua experiência na área da saúde. "Como secretário enfrentamos a maior epidemia mundial dos últimos 30 anos (a Gripe A H1N1) e agora vamos montar uma trincheira para defender a saúde pública na Assembleia", disse.

O secretário do Meio Ambiente também quer uma vaga de deputado. Filiado ao Partido Verde, Rasca disse que o trabalho dos parlamentares pelo Meio Ambiente ainda é insuficiente. "Temos que garantir que as políticas ambientais sejam mantidas e que não retrocedam", afirmou.

Na administração municipal, a mudança anunciada esta sexta-feira (26) é a saída de Rui Hara da secretaria de governo. No lugar dele assume Luiz Fernando Jamur. O nome de Jamur foi definido por Richa e pelo vice Luciano Ducci em uma reunião com a bancada de apoio da Câmara de Vereadores. Jamur ocupa atualmente a secretaria de Urbanismo. De acordo com a prefeitura, o substituto de Jamur no Urbanismo ainda não foi definido.

Richa e Requião

Na próxima terça-feira (30) Beto Richa deixará a prefeitura para disputar o governo do estado. O vice Luciano Ducci assumirá em sessão marcada para às 10 horas na Câmara. O governador Roberto Requião (PMDB) também deixará o cargo na próxima semana. Ele deverá ser um dos pré-candidatos ao Senado.

A posse do vice Orlando Pessuti como governador está marcada para o dia 1º. A cerimônia será realizada no Palácio das Araucárias, logo após a solenidade na Assembleia Legislativa, que ocorrerá às 18 horas.

Veja no infográfico o calendário eleitoral

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.