Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo mandato

Primeira reunião ministerial do segundo mandato de Dilma será dia 27 de janeiro

Grupo que integra coordenação do governo teve encontro nesta sexta com a presidente

A presidente Dilma Rousseff reuniu na manhã desta sexta-feira (9) o grupo de ministros que integra a chamada coordenação de governo. No encontro, a presidente manifestou a intenção de fazer a primeira reunião ministerial do segundo mandato, que ficou marcada para o próximo dia 27 de janeiro. Participaram do encontro, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Pepe Vargas (Relações Institucionais), José Eduardo Cardozo (Justiça), Jaques Wagner (Defesa) e Ricardo Berzoini (Comunicações).

A presidente já havia deixado claro que nenhuma legenda teria poder absoluto sobre sua área, mas haverá a predominância do partido que ocupa o ministério. Em meio à reforma ministerial, diversas siglas disputam também um espaço no segundo escalão. O PP, que ocupa o Ministério da Integração Nacional, espera ter autonomia para preencher com quadros próprios as secretarias e órgãos. Além da secretaria executiva, a Integração tem mais cinco secretarias setoriais (Infraestrutura Hídrica, Desenvolvimento Regional, Irrigação, Defesa Civil e Fundos Regionais) e cinco autarquias (Sudam, Sudene, Sudeco, Dnocs e Codevasf).

O PSD, que ganhou o Ministério das Cidades, também quer encher a pasta com os seus indicados para dar as cartas em obras importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em Cidades estão abrigadas as secretarias de Planejamento e Orçamento, Habitação (que toca o programa Minha Casa Minha Vida), Saneamento, Mobilidade Urbana e Acessibilidade. Além dessas, há Denatran, a CBTU e o Trensurb.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.