
A Procuradoria-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a cassação de mandato de dois senadores e de três deputados federais caso eles sejam condenados nos processos da Operação Lava Jato. Entre eles está o deputado paranaense são Nelson Meurer (PP-PR). Todos respondem a inquéritos no STF por denúncias de envolvimento em esquema de corrupção em estatais.
Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, os senadores listados pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, são o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) e Benedito de Lira (PP-AL). Os deputados federais, além de Meurer, são Vander Loubet (PT-MS) e Arthur Lira (PP-AL).
No pedido encaminhado ao tribunal, Janot afirma pedir “a decretação da perda de função pública para o condenado detentor de cargo ou emprego público ou mandato eletivo, principalmente por ter agido com violação de seus deveres para com o Poder Público e a sociedade.”
No caso de Nelson Meurer, a denúncia da PGR é de que o deputado e seu partido, o PP, teriam recebido R$ 357,9 milhões em propinas em pagamentos feitos ao longo de 161 pagamentos. A denúncia afirma ainda que o deputado teria recebido verba ilegal para sua campanha de reeleição em 2010. O deputado se negou a comentar as acusações em outubro, quando houve a denúncia.“Eu dei meu depoimento de tudo que eu tinha que dizer”, afirmou.



