Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sanguessugas

PSB diz que acusações de Gabeira tinham motivação eleitoral

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a direção do PSB acusa o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) de tentar envolver o partido na máfia dos sanguessugas para ganhar votos. O PSB diz que Gabeira, sub-relator da CPI, esperou as eleições para reconhecer, na Justiça, que não tem provas das acusações que fez contra o partido em agosto. Em setembro, o deputado foi notificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a ação de interpelação ajuizada pelo PSB, para que provasse o suposto envolvimento do partido com a máfia.

"Só agora, passados mais de dois meses da notificação, o parlamentar fluminense apresentou sua defesa. Nos autos, porém, Gabeira não apresenta provas ou novidades sobre o caso. Limita-se a afirmar que é um deputado federal e, como tal, não se julga obrigado a responder a qualquer processo criminal ou civil. Ou seja, foge", diz o PSB.

Para o advogado José Antônio de Almeida, que representou o PSB no STF, "está caracterizado o crime de abuso da imunidade parlamentar, instrumento jurídico criado para assegurar que representantes do povo não sejam intimidados ao defender interesses da população, mas não para acobertar afirmações levianas e inverídicas em detrimento da honra alheia". Segundo o advogado, ficou evidente que o objetivo de Fernando Gabeira foi um jogo político:

- Ele aproveitou-se da boa-fé de parte da imprensa e de eleitores, dizendo-se paladino da ética e da moral que, comprovadamente, ele não é - afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.