Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleição 2012

PSDB suspende convenção do diretório curitibano

Partido evita falar em intervenção, mas comando da sigla na capital ficará a cargo da direção estadual. Medida favoreceria Fruet, que briga para ser o candidato tucano à prefeitura de Curitiba

Fruet: pelo afastamento de Derosso. | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Fruet: pelo afastamento de Derosso. (Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo)

Prevista para ocorrer domingo, a convenção do PSDB de Curitiba foi cancelada ontem, depois de muito suspense. A decisão partiu da cúpula tucana no Paraná e envolveu intensa negociação entre o governador Beto Richa, o presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, o ex-deputado Gustavo Fruet e o vereador João Cláudio Derosso, que presidia o partido na capital. Por enquanto, quem assume o comando do PSDB curitibano é a direção estadual da legenda. De acordo com Rossoni, ainda não há previsão de quando será definida a comissão provisória que ficará na direção do partido em Curitiba.

O cancelamento da convenção pode ser considerado uma vitória de Fruet, que é pré-candidato de­­­cla­­­rado à prefeitura de Curitiba. Isso porque a avaliação dos que apoiam a candidatura do ex-deputado era que no caso de mantida a convenção municipal, o destino do PSDB em 2012 seria estar ao lado do prefeito Luciano Ducci (PSB). Esse entendimento, defendido pelo próprio Fruet, era baseado na ligação que haveria entre Ducci e o atual comando do partido em Curitiba, principalmente com De­­­ros­­­so. O vereador seria favorável a aliança com o PSB e já trabalharia para ser o vice na futura chapa.

Com o fim da convenção municipal, Fruet ganha tempo para fortalecer a tese da candidatura própria e tentar viabilizar o seu nome para a eleição do ano que vem. O ex-deputado evita falar em vitória na queda de braço que se estabeleceu entre o grupo dele e o dos tucanos favoráveis ao acordo com Ducci. De acordo com Fruet, o que ganhou força foi a tese da candidatura própria. "Agora teremos fôlego para resolver a pergunta: o PSDB terá candidato próprio para a prefeitura de Curitiba ou não? Essa é uma questão de projeto para o próprio partido", afirmou.

Do outro lado da disputa interna do tucanato, Derosso também evita falar em vencedores e vencidos e diz que a decisão foi necessária para evitar um racha na legenda. "Acredito que a partir desse momento, o lado do Gustavo Fruet e o lado que dizem que é meu vão conversar para decidir que rumo o partido vai tomar." O vereador foi convidado para compor a chapa do PSDB estadual que será eleita na convenção do dia 17 de abril. De acordo com Rossoni, além de Derosso, os vereadores de Curitiba também farão parte do diretório.

A iniciativa procura contemplar os que teriam ficado insatisfeitos com decisão da cúpula do PSDB. Também na tentativa de evitar mais polêmicas internas, a direção do partido no estado tem negado que a medida seja uma intervenção. Mas a cúpula tucana não sabe que termo aplicar para essa situação.

Questionado como nomear a suspensão da convenção municipal e a tomada do comando do diretório de Curitiba pelo estadual, Rossoni disse que não teria como resumir a medida em uma só palavra. "Nós costuramos um entendimento para não precipitar uma crise interna."

Interatividade

A decisão do PSDB em cancelar a eleição no diretório municipal pode ser encarado como um fortalecimento de Fruet?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.