Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

PT começa convenção em clima de otimismo

As principais lideranças do Partido dos Trabalhadores já estão no Minas Tênis Clube, em Brasília, onde acontece neste sábado a convenção nacional do partido, na qual será oficializada a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição e o nome de José Alencar como vice.

Lula e Alencar chegaram pouco antes do meio-dia, em carros separados. Lula estava acompanhado da primeira-dama, Dona Marisa Letícia, e foi recebido por alguns militantes com gritos de "Lula de novo, quem manda é o povo". O presidente acenou e sorriu, mas não deu entrevista.

Na sexta-feira, o Diretório Nacional do PT aprovou a chapa que será levada à convenção . A repetição da chapa vencedora de 2002 foi referendada por quase todos os 84 membros do Diretório Nacional. Houve apenas uma abstenção. também na sexta, Lula já havia anunciado o convite formal a Alencar para que continuasse na vice-presidênciaafirmando que "em time que está vencendo, não se mexe".

O senador Aloísio Mercadante, candidato ao governo de São Paulo, chegou por volta das 10h30m e já estavam no local o ex-ministro Jaques Wagner, o secretário-geral da presidência, Luiz Dulce, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governador do Acre, Jorge Viana e o o secretário-geral do PT, Raul Pont.

Pont, que defendia uma aliança entre o PT e o PSB, que acabou não acontecendo, disse não ter objeção em relação à escolha do nome de José Alencar para vice.

- Tem um elemento que eu acho importante. É que em vários momentos José Alencar assumiu posturas que são da esquerda do PT, principalmente na crítica aos juros. Eu acho que é um nome que completa bem a chapa, é uma personalidade muito forte em Minas Gerais, já foi senador, tem representatividade no segundo maior colégio eleitoral do país - afirmou.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da presidência, Luiz Dulce, afirmou que a chapa Lula/Alencar vai cumprir rigorosamente a legislação eleitoral, e não vai permitir que atos e decisões de governo se confundam com atos de campanha. Ele afirmou que o presidente Lula vai saber separar a agenda do candidado da agenda do presidente e que, embora o Partido dos Trabalhadores tenha votado contra a reeleição, ela existe, e a democracia permite que o presidente lance mão dela.

O clima no local da convenção é de otimismo. O presidente Luis Inácio Lula da Silva ainda está sendo aguardado, e estão previstos cinco discursos ao longo do dia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.