• Carregando...
Dilma, Lula e Rui Falcão no aniversário do PT: partido vai à TV para tentar se defender. | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Dilma, Lula e Rui Falcão no aniversário do PT: partido vai à TV para tentar se defender.| Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Alvejado por um novo escândalo de corrupção e com o governo em dificuldades políticas e econômicas, o PT defenderá nesta quinta-feira (6), em programa de TV, seu legado à frente do governo federal, reconhecerá a crise, mas dirá que o Brasil já viveu dias piores. Com a prisão do ex-ministro José Dirceu na última segunda-feira (3), o partido já espera novos panelaços durante a veiculação da propaganda, que contará com a participação da presidente Dilma Rousseff.

O mote do programa, segundo dirigentes petistas, é que quem fez “tudo isso” nesses 12 anos, como distribuição de renda e obras de infraestrutura, é capaz de enfrentar as dificuldades atuais. Em seu depoimento, de acordo com integrantes do partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhece a crise, mas pondera que mesmo com essas dificuldades o país já viveu dias muito piores.

Reprovação de Dilma cresce, chega a 71% e supera a de Collor

O índice de reprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff atingiu um recorde histórico. Com 71% de rejeição, superou as piores taxas registradas pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992) registradas às vésperas do processo de impeachment – no pior momento, o senador por Alagoas, investigado na Operação Lava Jato, tinha reprovação

Leia a matéria completa

Já a presidente Dilma gravou uma declaração otimista, também reconhecendo as dificuldades, mas tratando-as como transitórias, e ressaltando que estamos caminhando para um futuro melhor. Em seu depoimento, Dilma afirma, segundo petistas, que o Brasil vai superar as dificuldades momentâneas e voltará a crescer.

A presidente foi alvo de um panelaço em março, ao usar o pronunciamento pelo Dia Internacional da Mulher para pedir “paciência e compreensão” da população. Depois dessa reação, ela desistiu de discursar na televisão no Dia do Trabalho.

O programa a ser exibido hoje não faz referências à corrupção, segundo dirigentes petistas. O partido ainda estuda a conveniência de tratar desse assunto nos comerciais que serão veiculados entre os dias 18 e 25 de agosto.

A propaganda que será veiculada hoje foi feita pelo marqueteiro João Santana e também terá depoimento do presidente do PT, Rui Falcão. O ator José de Abreu será o âncora.

Dilma nos comerciais tucanos

A presidente Dilma também será a estrela nos comerciais que o PSDB passa a exibir nesta quinta-feira (6) e no sábado, convocando a população a participar das manifestações contra o governo no próximo dia 16 de agosto. Os comerciais pinçaram trechos de discursos da presidente Dilma, em cadeia de rádio e TV, prometendo o controle da inflação e anunciando o ato que iria reduzir o valor da conta de luz. Os comerciais informam também que o PSDB apoia a marcha e pede que o povo participe.

No primeiro vídeo, um ator aparece dizendo: “Você se lembra”. Em seguida, aparece Dilma dizendo: “Acabo de assinar ato que passa a vigorar a partir de amanhã uma forte redução no valor da conta de luz de todos os brasileiros”. O ator volta e diz: “Mas nós sabemos que isso não aconteceu. No próximo dia 16, convocados por movimentos da sociedade civil, os brasileiros estarão voltando as ruas. Se você também está cansado de tanta mentira e corrupção, participe. O PSDB apoia as manifestações do dia 16 de agosto”.

No outro vídeo, Dilma aparece dizendo que pode garantir que a inflação continuará rigorosamente sob controle. Lideranças do PSDB participarão do ato em seus estados, mas sem subir em carro de som ou discursar, para não tirar do movimento o caráter de organização da sociedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]