Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
A lista

Quase dois milhões de eleitores podem ter títulos cancelados

Os 1.896.813 eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas três últimas eleições consecutivas podem ter seus títulos eleitorais cancelados, caso não regularizem a sua situação até o dia 26 de abril.

Para efeito do cancelamento, consideram-se as ausências ao referendo do desarmamento, realizado em outubro de 2005, e aos dois turnos das eleições gerais de 2006. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno é considerado uma eleição.

Na próxima segunda-feira, o TSE vai divulgar as listas de eleitores faltosos em seu site e nos cartórios eleitorais de todo o país. Quem não comparecer ao cartório até 26 de abril para comprovar que votou, justificar a ausência ou pagar a multa por deixar de votar sem justificativa (que vai de R$ 1,06 a R$ 3,51), terá o título de eleitor cancelado.

Além de perder o título, o eleitor faltoso perde o direito de tirar documento de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgão públicos e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Se for servidor público, o eleitor fica ainda sem receber o salário do mês seguinte ao da eleição.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.