Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estratégia

Reaparelhamento das Forças Armadas sai em 2008, diz Jobim

Plano será apresentado a Lula no próximo dia 7 de Setembro

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira, na solenidade de promoção de oficiais das Forças Armadas, que o aparelhamento da Marinha, da Aeronáutica e do Exército ocorrerá depois da conclusão do plano estratégico de defesa nacional. O plano está sendo elaborado em parceria pelo Ministério da Defesa e o Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos, sob a coordenação de Jobim, e terá de ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 7 de Setembro.

- Após aprovação do plano estratégico de defesa nacional poderemos conseguir o aparelhamento tão desejado pelo Exército, pela Marinha e pela Aeronáutica. O presidente quer nossas Forças Armadas orgulhosas dos armamentos, tudo para servir ao país - disse Jobim.

Segundo Jobim, Lula sabe das "enormes dificuldades" dos militares para exercer suas funções e, por isso, tem cuidado das questões orçamentárias. O ministro está negociando com a área econômica reajuste dos salários dos militares. Jobim destacou que as Forças Armadas estão colaborando com a implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), citando o Batalhão de Engenharia do Exército, que faz obras no país.

- Queremos militares altivos, bem-equipados, treinados e motivados profissionalmente - afirmou o ministro.

O ministro disse que a promoção traz "alegria e acréscimo de autoridade", mas pediu aos oficiais promovidos "sabedoria, prudência, sacrifícios, lealdade e dedicação integral ao cumprimento das missões que lhes forem concedidas". Foram promovidos sete oficiais e, pela primeira vez, um brigadeiro saído dos quadros da infantaria da Aeronáutica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.