Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Orçamento

Regra de LDO criticada por PSDB era adotada em SP, diz Alckmin

Apesar da indignação da maior parte dos líderes do Congresso, inclusive os do PSDB, com o dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garante que a proposta de Orçamento de 2007 a ser encaminhada pelo Executivo ao Congresso este ano seja executada sem qualquer alteração, caso os parlamentares não aprovem o projeto até 31 de dezembro, o candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, admitiu nesta terça-feira que essa era a regra que prevalecia em São Paulo.

- Esta medida nós tínhamos em São Paulo. Se não tinha orçamento aprovado, valia a proposta encaminhada pelo governo. Por isso não posso criticar. Se o Orçamento não é aprovado, é preciso ter uma regra - disse Alckmin.

O ex-governador de São Paulo não perdeu, porém, a oportunidade de criticar o governo Lula, afirmando que é grande a desarticulação política.

- O governo não governa, mas sobrevive à crise. Vivemos um cenário de fim de mandato.

Alckmin aproveitou para falar de suas propostas de governo, adiantando que a reforma política será uma das prioridades. Ele disse ser contra a tese da ampliação do mandato de presidente para cinco anos em troca do fim da possibilidade de reeleição.

- Sou contra o mandato de cinco anos. Passaríamos a ter eleição todo ano - afirmou, referindo-se ao atual cronograma de eleições desencontradas para prefeitos e governadores, que passariam a conviver com uma terceira data de eleição. - Pode até derrubar a reeleição, mas com mandato de quatro anos. Se começar a trabalhar no primeiro dia, dá para fazer muita coisa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.