Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidadania

Regularização de título acaba nesta quarta

Eleições em outubro: só vota quem tiver título em dia | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Eleições em outubro: só vota quem tiver título em dia (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

Termina na próxima quarta-feira o prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio eleitoral. Somente quem estiver com a situação regularizada poderá votar em outubro deste ano, quando serão escolhidos presidente da República, governador, senador e as novas composições da Câmara dos Deputados e das assembleias legislativas.Para saber se há alguma irregularidade, é possível retirar uma certidão de quitação eleitoral pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso haja e seja necessário resolver possíveis pendências, é preciso procurar o cartório eleitoral mais próximo.

Se o título foi cancelado, é possível que o eleitor tenha de pagar multa que varia de R$ 3,51 a R$ 35,10. Em geral, é preciso levar alguns documentos, como comprovante de residência e documento oficial (identidade, certidão de casamento ou nascimento e carteira de trabalho). Para transferir o título de cidade ou para outra seção eleitoral dentro do mesmo município também é preciso levar o título de eleitor antigo.

Quem não estiver com a situação eleitoral em dia pode ter restrições administrativas, além de não poder votar. É possível que encontre problemas com a emissão de documentos, nomeação em cargos públicos, matrícula em algumas instituições de ensino ou acesso a certos tipos de empréstimos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.