Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2010

Requião dá a entender que não aceitará aliança com Osmar

Sem citar nomes, governador afirma não querer coligação com a “direitona”. José Dirceu, porém, afirma que o PT quer o PMDB e o PDT como aliados em 2010

José Dirceu, Requião e Zeca Dirceu: conversas parecem não ter surtido efeito e o governador não estaria propenso a apoiar Osmar | Osmar Nunes/Gazeta do Povo
José Dirceu, Requião e Zeca Dirceu: conversas parecem não ter surtido efeito e o governador não estaria propenso a apoiar Osmar (Foto: Osmar Nunes/Gazeta do Povo)

Cruzeiro do Oeste - O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse ontem, em Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná, que o PT tem interesse em uma aliança com o PDT do senador Osmar Dias para que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), tenha um palanque forte no estado. Os petistas sonham ver Osmar, o PT e o PMDB do Paraná unidos em 2010 para ajudar na eleição de Dilma. Mas Requião, que se encontrou com Dirceu em Cruzeiro do Oeste, deu a entender que não aceita uma aliança do PMDB com Osmar Dias.

Requião e Dirceu se encontraram em Cruzeiro do Oeste para participar do aniversário de 31 anos de Zeca Dirceu (PT), filho de José Dirceu e prefeito da cidade. Para Requião, o encontro foi uma prévia da reunião que deve ter hoje com presidente Lula, que estará em Londrina para lançar o Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010 – evento que também contará com a participação de Osmar Dias.

José Dirceu disse que ao PT interessa uma aliança com o PMDB e o PDT no Paraná. "Não temos restrição em apoiar Osmar Dias, mas não podemos virar as costas para Requião", disse. Segundo o ex-ministro, o PT tem esperanças de quebrar algumas barreiras eleitorais, que seriam as eleições de governadores em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. "A hora está chegando, mas em 2010 não poderemos pensar nisso aqui no Paraná porque a tendência no estado é de aliança."

Para o vice-presidente estadual do PT, Enio Verri, que foi a liderança máxima do partido no estado presente na homenagem a Zeca Dirceu, o dia "D" para o início da definição sobre uma possível aliança entre PT, PMDB e PDT será nesta segunda-feira, com a visita do presidente Lula ao Paraná. "A oposição já está definida em torno de Beto Richa, agora temos que escolher entre Orlando Pessuti (PMDB), Osmar Dias (PDT) e Paulo Bernardo (PT) quem será o candidato dessa possível aliança", disse Verri.

Requião também defendeu a aliança PT-PMDB, mas disse não ver o encontro de hoje com Lula tão importante para a costura política. "Quem define aliança é a convenção", afirmou o gobernador. Ele, porém, disse, sem citar nomes, que há setores no PT que defendem a aliança com a direita. "Não vou aderir à direitona. Quero a aliança com o partido que se proponha a apoiar a continuidade do atual programa de governo implementado no Paraná", afirmou. Embora não tenha citado nomes, no meio político a interpretação é de que Requião não quer apoiar Osmar, que seria, na avaliação do governador, de direita.

Em campanha

Apesar das costuras para a sucessão estadual, o assunto mais comentado ontem na festa de aniversário de Zeca Dirceu, que reuniu cerca de 500 pessoas, foi sua possível candidatura a deputado federal em 2010. O próprio Requião deu o tom. "O nosso presente para o Zeca é o compromisso de apoiar a candidatura dele no próximo ano." O governador disse ainda que poderá ajudar na campanha do filho de José Dirceu. "Seria uma forma de retribuir o apoio que sempre recebi do Zeca."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.