Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Verba cortada

Requião quer extinguir fundos sem dinheiro

Os recursos deveriam financiar atividades como o combate às drogas, a conservação de estradas e a concessão de crédito popular, dentre outras. Mas isso não era feito

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), pretende extinguir seis fundos especiais que estão sem dinheiro há pelo menos três anos. Ele enviou ontem à As­­sembleia Legislativa um projeto para acabar com o Fundo Estadual Antidrogas, Fundo de Finan­­cia­­mento para Água e Esgotos, Fundo de Conservação Rodoviária, Fundo em Defesa dos Interesses Difusos, Fundo de Investimentos em Cré­­dito Produtivo Popular e o Fundo de Terras. Eles serão extintos por meio da revogação das leis de criação de cada um.

Um deles – o Fundo Estadual Antidrogas – foi criado durante a própria administração de Roberto Requião, em 2005. Tinha por finalidade destinar recursos para aplicação em programas de combate e prevenção ao consumo de drogas em todo o Paraná. Mas o fundo nunca funcionou.

Na Assembleia, nenhum deputado governista soube explicar por que Requião está propondo a extinção dos fundos. A reportagem também não conseguiu contactar ninguém no governo para que pudesse comentar o envio do projeto ao Legislativo.

Porém, desde 2007 o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC) vinha fazendo ressalvas nas prestações de contas do governo para que o estado destinasse os recursos previstos em lei para vá­­rios fundos ou então que os extinguisse. Essa recomendação de acabar com os fundos já constava do relatório do TC das contas do governador referentes a 2008 – o último ano analisado pelo órgão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.