Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Convenção do PMDB

Requião tenta formar bloco anti-Beto

Governador antecipa discussão sobre 2.º turno das eleições municipais

 |

Já pensando em um provável segundo turno nas eleições do ano que vem, o governador Roberto Requião (PMDB) pediu que as oposições ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), se unam e formem uma plataforma eleitoral em comum. Ele sugeriu que PT, PV e PC do B, juntamente com os peemedebistas, construam uma base de programas para a campanha e trabalhem todos contra o tucano. A sugestão ocorreu ontem, durante a convenção municipal do PMDB curitibano.

"Temos de ter um programa popular forte, das oposições, para abrir caminho para o segundo turno das eleições. Essa gente, que tem a mesma postura e posição, está no poder em Curitiba há 20 anos. O Beto (Richa) tem o mesmo gabinete que (Jaime) Lerner", afirmou Requião.

Requião garantiu que o candidato do PMDB à prefeitura curitibana não será selecionado por ele, mas pelos peemedebistas. "O PMDB está fazendo debates limpos. Queremos resgatar o partido do amor e da solidariedade, da atitude e da militância. É preciso mais força, mais determinação e mais consciência."

Embora Requião garanta que não tem preferidos para disputar o cargo de prefeito de Curitiba, há, no PMDB, uma briga entre os que defendem que ele indicará esse nome e os que dizem que a escolha será democrática. Porém, na convenção do partido, ficou nítido que o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Júnior, tem alguns privilégios em relação aos concorrentes de legenda. Ele e Greca foram os únicos dos cinco postulantes à vaga que fizeram discurso longos. Os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures e o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior foram rápidos e vagos.

Apenas Moreira, no entanto, detalhou um pouco mais algumas propostas para o município. "Curitiba tem de ser pensada e trabalhar em conjunto com a região metropolitana. E a comunidade tem de participar da vida da prefeitura e da cidade", disse o reitor, que foi recepcionar Requião em sua chegada e trajava uma camisa social listrada de azul e branco igual à do governador. Segundo ele, pura coincidência. "Isso é pura sintonia. Não combinamos nada. Foi minha esposa quem me deu a camisa." Quanto à candidatura, o reitor mostrou-se bem pretensioso. O seu lema de pré- campanha, estampado em camisas e faixas, era: "Perfeito para a cidade, perfeito pra você".

Já Greca preferiu discursar tentando atingir o imaginário dos correligionários, fazendo comparações de candidaturas que ocorrem pela vaidade, cobiça e sonhos. A da vaidade, segundo ele, é a de ter um retrato na parede e ser comentado pelo bairro. Já a da cobiça, diz respeito ao enriquecimento. "E a dos sonhos é a de respeito ao povo e serviços aos mais pobres." De acordo com o ex-prefeito, é necessária uma candidatura em 2008 que conteste com firmeza o prefeito Beto Richa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.