Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ajuste fiscal

Reunião com Lewandowski não estava na agenda de Dilma

Senado aprovou aumentos de até 78% para servidores

Mesmo após se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a presidente Dilma Rousseff (PT) sinalizou que deve vetar projeto que reajusta o salário de servidores do Judiciário em até 78%. Em entrevista dada em Milão, na Itália, a presidente declarou que o reajuste é “impossível de sustentar”. A medida traria impacto de R$ 25,7 bilhões em quatro anos.

Dilma e Lewandowski se reuniram em Portugal na última terça-feira (7) – em escala feita pela presidente antes de ir para a Rússia. Segundo Dilma, o ministro pleiteou que não houvesse veto, mas, para ela, a medida é “impraticável”. “É impossível o Brasil sustentar um reajuste daquelas proporções. Nem em momentos de grande crescimento se consegue garantir reajustes de 70%, muito menos no momento em que o Brasil precisa fazer grande esforço para voltar a crescer”, disse.

A reunião não estava na agenda oficial da presidente. Segundo informações do Blog do Camarotti, do G1, a reunião foi agendada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também estava presente. Lewandowski estava na cidade do Porto, onde participava de encontro entre juristas brasileiros e portugueses.

O reajuste deve voltar à pauta da presidente nesta semana. De volta ao país, Dilma se reúne nesta segunda-feira (13) com ministros no Palácio do Planalto, para reunião de coordenação política.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.