• Carregando...
Frank Underwood, deputado da série "House of Cards" que chega à Presidência dos Estados Unidos | Divulgação
Frank Underwood, deputado da série "House of Cards" que chega à Presidência dos Estados Unidos| Foto: Divulgação

Frank Underwood começa como presidente da Câmara e chega à presidência do país

Frank Underwood, da série americana "House of Cards", faz de tudo pelo poder e é bem sucedido nessa missão.

Underwood começa a primeira temporada da série também como presidente da Câmara dos Deputados norte-americana. No decorrer da série, o posicionamento do parlamentar passa a ser de oposição ao novo presidente da República, Garrett Walker, que o teria traído. O cargo é ambicionado por Frank.

A comparação do novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o personagem Frank Underwood, da série americana "House of Cards", ganhou as páginas da revista britânica The Economist. A matéria, que saiu na última edição do impresso, faz um panorama dos desafios do Planalto, acrescidos com a vitória de Cunha na Câmara.

A publicação analisa as dificuldades impostas ao governo no início do segundo mandato de Dilma Rousseff. A crise hídrica, os esquemas de corrupção na Petrobras e o baixo desempenho da economia agora se somam a um Legislativo hostil. "O novo congresso sempre vai ser incômodo para a presidente do Brasil", diz o texto, que também afirma que Dilma tem um "mandato fraco".

O artigo, intitulado "Aliados incômodos", destaca que o peemedebista, "em tese", é um aliado do PT, mas que pode "sentar em projetos que ele não apoia" ou estimular outros deputados a impedir que as propostas avancem. "O resultado da corrida pela presidência da Câmara sugere que o apoio do governo está abaixo de metade dos 513 assentos do Parlamento", explica Thomas Favaro, da consultoria Control Risks, ouvido pela revista.

O texto classifica Eduardo Cunha como não sendo um "opositor dogmático" e lembra que o líder "está aberto à persuasão". As características do brasileiro provocaram comparações com o "impiedoso" personagem Frank Underwood, vivido por Kevin Spacey, na websérie americana "House of Cards".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]