Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
notas políticas

Revolução do bigode

O jornal britânico The Guardian destacou em seu site ontem a "revolução de bigode", protesto contra o "mais novo escândalo político brasileiro". O artigo cita um blog criado por publicitários – "Greve de Bigode" –, que convida os internautas a tirar fotos com a "ferramenta de protesto", natural ou falsa, e enviar ao endereço, "até Sarney cair". "Os bigodes são referência a José Sarney, o presidente do Senado brasileiro, atingido recentemente por denúncias de nepotismo e empreguismo e famoso pelo adorno", diz o texto. Pelas regras, os homens devem deixar o bigode crescer. As mulheres e crianças podem aderir usando modelos postiços. "É uma maneira de mobilizar as pessoas que acham a política chata e normalmente não se envolveriam com a causa", explicou Ricardo Silveira, criador da campanha. O jornal diz ainda que os "eleitores indignados" só vão se desfazer do bigode após o Senado "se desfazer do seu presidente". No entanto, ressalta que analistas ouvidos pela reportagem não acreditam na renúncia do senador, "um poderoso aliado da base do governo e ex-presidente da República". Além do blog, Sarney é alvo da campanha "Fora, Sarney", também na internet.

Cassado 1

O prefeito reeleito de Doutor Ulysses, Pedro Júnior Anselmo (PMDB), teve o diploma cassado pela Justiça Eleitoral no início desta semana. Ele é suspeito de ter dispensado os servidores municipais do trabalho para participarem de uma carreata durante a sua campanha eleitoral. A Justiça determinou que o presidente da Câmara Municipal assuma a prefeitura até que seja convocada uma nova eleição. Ainda cabe recurso contra a decisão no Tribunal Regional Eleitoral.

Cassado 2

Pedro Júnior responde a outro processo na Justiça Eleitoral por suposta distribuição de material de construção a eleitores. Em janeiro, a Justiça decidiu pela cassação do prefeito, mas ele conseguiu uma liminar para voltar ao cargo. Com a decisão sobre esse novo processo, essa liminar perdeu o efeito.

Xororô

O vereador Mário Celso Cunha (PSB), presidente da Comissão de Assuntos da Copa do Mundo 2014, deu a entender que o colega Pedro Paulo (PT) está choramingando à toa. O petista reclamou que não tinha sido convidado para duas reuniões da comissão, da qual ele faz parte. Mário Celso nega e diz que houve apenas encontros informais, para os quais "ia quem queria".

Controle de finanças

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) terá como meta para ­os próximos anos a implantação de um sistema de controle de gastos para o Poder Judiciário, que seria semelhante ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do governo federal. A ideia foi lançada pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, na terça-feira.

Inspeções

Mendes enfatizou que o CNJ tem encontrado inúmeros pro­­blemas nas inspeções realizadas pelos tribunais do país, o que "sugere a ausência de controle". O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, elogiou a iniciativa. "Precisamos de um Judiciário forte e independente, cujas decisões, em nenhum momento, estejam sob suspeição da sociedade."

Sem chance

O senador Alvaro Dias (PSDB) disse considerar natural que o PT procure o PDT para fechar uma aliança porque são aliados no plano nacional, mas a história do Paraná é diferente e seria improvável uma coligação. "Eu e o Osmar somos irmãos, é um vínculo que vai além dos partidos", afirmou.

Juventude

Para o tucano, não há razão para tanto desespero na disputa estadual porque há espaços para "acomodar de forma prestigiosa" na prefeitura ou no Senado os pré-candidatos a governador que abrirem mão da disputa agora, se referindo ao irmão e ao prefeito Beto Richa (PSDB). "São candidatos jovens, inclusive eu. Temos muitos anos de vida útil na política e nossa vida não acaba em quatro anos", declarou.

Vitórias

O deputado Antônio Belinati (PP) está comemorando duas decisões recentes a seu favor. O Tribunal de Contas da União julgou correta a aplicação de uma verba de R$ 940,6 mil que a União repassou para a prefeitura de Londrina, quando Belinati era prefeito, destinada à merenda escolar. A outra decisão a favor de Belinati foi proferida pelo juiz Douglas Marcel Peres, da 4.ª Vara da Fazenda Pública,que anulou decisão do Tribunal de Contas do Paraná, que reprovara as contas do ex-prefeito.

Pinga-fogo

"Realmente nós temos de começar a contemplar um quadro bem diferente nesses próximos meses, porque entendo que o governador Aécio Neves continua disposto a participar de prévias em janeiro do ano que vem e com muita possibilidade de vencer essas prévias."

Do ministro das Comunicações, Hélio Costa, pré-candidato ao governo de Minas Gerais, sugerindo que o PMDB passe a contemplar um quadro no qual o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), será o candidato tucano à Presidência em 2010.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.