• Carregando...
Beto Richa recebe José Serra em Curitiba: candidato derrotado à Presidência faz duras críticas a Dilma | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Beto Richa recebe José Serra em Curitiba: candidato derrotado à Presidência faz duras críticas a Dilma| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Serra reaparece como "líder da oposição"

Depois de passar meses recluso após a derrota nas eleições em outubro do ano passado, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) reapareceu nesta semana para tentar assumir o papel de líder da oposição no país. Ontem, em visita a Curi­­tiba, ao lado do governador Beto Richa (PSDB), aproveitou para fazer duras críticas ao PT e falou em planos para a oposição.

Leia a matéria completa

O governador Beto Richa (PSDB) deu ontem pela primeira vez declarações que admitem a candidatura de Nelson Garcia (PSDB) à presidência da Assembleia Legislativa. Até o momento, Richa, que é o principal articulador da candidatura de Valdir Rossoni (PSDB) ao cargo, tratava a segunda chapa como mera "especulação".

Ontem, Richa não apenas afirmou saber que Garcia é candidato como disse que o deputado tem o direito de postular a presidência. Mas suas afirmações fazem crer que ele ainda espera uma desistência da nova chapa para que Rossoni seja candidato único na votação, marcada para 1.º de fevereiro. "Estive com o Nelson Garcia algumas vezes e acredito que até o momento da eleição esta questão interna do partido estará resolvida", afirmou ontem o governador.

Apesar disso, o governador voltou a insistir que não pretende interferir na eleição do Legislativo. "Não quero intervir neste processo, mas é evidente que eu gostaria que o eleito fosse um aliado", disse o governador.

Nelson Garcia seria um candidato dos deputados "descontentes" e teria lançado sua chapa, em parte, para negociar mais cargos na administração estadual. O deputado teria ainda aproveitado um racha no partido do governador, apostando no apoio do ex-presidente do Tribunal de Contas, Hermas Brandão, antigo tucano e desafeto de Rossoni.

Até o momento, porém, Garcia não dá entrevistas sobre a sua pretensão de disputar a presidência. O lançamento de seu nome foi feito apenas por meio de uma nota atribuída à assessoria de imprensa do deputado.

Encontros

Durante toda a semana, falou-se sobre encontros que Garcia teria mantido com o governador, nos quais Beto teria tentado demover o deputado da pretensão de enfrentar Rossoni. A última conversa de Beto com Garcia teria ocorrido na última quarta-feira, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. A portas fechadas por quase três horas, os dois discutiram o assunto sem contudo chegar a um consenso.

Na Assembleia, acredita-se que Richa deve usar toda a sua força política para garantir que Rossoni seja eleito. Inclusive, alguns deputados que se mostravam propensos a apoiar Garcia já estariam desistindo da ideia com receio de retaliações futuras por parte do governador e de seus aliados.

A divergência interna deve persistir pelo menos até amanhã, quando Hermas Brandão deve retornar de uma viagem ao exterior. Segundo fontes ligadas ao parlamentar, Nelson Garcia teria oferecido ao PMDB em sua chapa a primeira-vice-presidência e a primeira-secretaria da Casa. Dessa forma, ele obteria os votos dos 13 deputados peemedebistas que, somados aos votos de aliados do governo descontentes com o nome escolhido pelo governador, seriam decisivos para definir a vitória sobre Rossoni.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]