• Carregando...
Beto Richa deu posse ao novo chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, pouco antes de sair de férias | Agência de Notícias do Paraná
Beto Richa deu posse ao novo chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, pouco antes de sair de férias| Foto: Agência de Notícias do Paraná

Mudança no secretariado

Sebastiani assume a Casa Civil e De Bem, a Administração

Um dos últimos atos do governador Beto Richa (PSDB) antes de sair para suas férias foi dar posse ao novo chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani. O suplente de deputado estadual e vereador em Pato Branco, Guto Silva (PSD), foi nomeado sub-chefe da Casa Civil.

Na mesma solenidade, realizada ontem no Palácio Iguaçu, Beto empossou o novo secretário de Administração e Previdência, Jorge Sebastião de Bem. Ex-secretário geral da pasta, De Bem ocupa o lugar de Sebastiani – que por sua vez substituiu o deputado estadual licenciado Durval Amaral (DEM). O posto de Durval na Casa Civil ficou vago depois que o parlamentar foi eleito para uma cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Durante a posse, Richa disse que a Casa Civil é a secretaria mais importante do governo por ser responsável pela articulação política da gestão. Ele ainda destacou que a escolha de Sebastiani foi acertada em razão do perfil do novo secretário. "Ele é uma pessoa humilde, muito educada e que tem toda a capacidade para articular as questões políticas do governo", disse.

5 de junho

é quando Beto Richa deverá voltar de férias. Governador ficará 15 dias fora.

Dê a sua opinião

O governador deveria ter saído de férias agora? Por quê?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

O governador Beto Richa (PSDB) entrou em férias ontem à noite e já seguiu viagem para a Espanha com a mulher e secretária esta­dual, Fernanda Richa, além de amigos. O governador ficará fora pelos próximos 15 dias. Só deve retornar ao Palácio Iguaçu no próximo dia 5 de junho. Richa enviou ontem uma mensagem à Assembleia Legislativa informando a viagem para "tratar de assuntos particulares, sem custos para o estado".

O comunicado de férias do governador ocorreu dois dias depois que a série de reportagens "Polícia Fora da Lei", da Gazeta do Povo, mostrou irregularidades na distribuição de verbas do Fundo Rotativo da Polícia Civil. As repotagens mostraram que nos últimos oito anos foram destinados recursos do fundo para delegacias que não operavam mais. A denúncia deflagrou uma crise na área da segurança no estado.

Durante as férias de Richa, o vice-governador Flávio Arns (PSDB) se licencia do posto de secretário da Educação e assume a chefia do Poder Executivo. A Arns caberá administrar o desdobramento da crise instalada na Polícia Civil.

Ontem, o líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), disse que a viagem do governador já estava marcada há tempos e não vai interferir na crise da Polícia Civil. "As medidas já foram tomadas, inclusive com o estabelecimento de prazos. Tudo será investigado para apurar responsabilidades e punir culpados. Se for necessário, cabeças vão rolar", disse.

Para o professor de ciência política da Universidade Federal do Paraná Ricardo Costa de Oliveira, o momento escolhido pelo governador para sair de férias é inadequado. "No meio de uma crise não convém que o comandante abandone o barco", disse. Ele ainda ressaltou que o mês escolhido para as férias não coincide com o do recesso parlamentar, o que tornaria o momento ainda mais inconveniente.

Para Oliveira, a gestão da segurança tem sido o ponto negativo do mandato do governador. Ele cita três casos graves ocorridos na área durante este período: o afastamento do ex-comandante -geral da PM coronel Marcos Scheremettta por suspeita de envolvimento com contraventores; a ação de um grupo de policiais civis rebeldes que "estouraram" um cassino clandestino no bairro do Parolin; e a recente revelação das irregularidades no Fundo Rotativo da Polícia Civil "A sede abandonada da delegacia de Guaraqueçaba virou o símbolo da má imagem que a área de segurança merece dos olhos da população", disse.

Cancun

Esta é a segunda licença que Richa tira durante seu mandato. Em julho do ano passado, entre os dias 14 e 27, o governador e Fernanda Richa viajaram ao balneário de Cancun, no México. Na viagem, eles celebraram o casamento de um familiar da primeira-dama. Durante sua gestão, Richa também deixou o país em duas viagens oficias – ambas no ano passado. A primeira foi para a Argentina e a segunda para a Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]