Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara Federal

Ruralistas não se consideram vitoriosos

O PV de Sarney Filho teve vários destaques rejeitados | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
O PV de Sarney Filho teve vários destaques rejeitados (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A aprovação do novo Código Florestal dividiu ruralistas e ambientalistas. Mesmo ganhando a votação ao aprovarem o substitutivo do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), os ruralistas não se consideram vitoriosos. Eles entendem que o texto é um meio termo que atende aos produtores e a recuperação do meio ambiente. As informações são da Agência Brasil.

"Não é o sonho do produtor nem daqueles que defendem radicalmente as questões do meio ambiente. Mas foi o possível de ser construído. O texto possível do caminho do meio, que é o que estamos buscando, a produção sustentável, com respeito às questões do meio ambiente", disse o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Moreira Mendes (PSD-RO).

Contrário ao substitutivo do deputado Paulo Piau, o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), considerou o texto aprovado um retrocesso em relação à legislação atual. "Se não é uma vitória dos ruralistas, por que eles lutaram tanto para aprovar esse parecer? É incoerente. Acho, sim, que esse parecer do Piau é muito ruim e torna o Código Florestal um Frankenstein, que não tem cabeça, não tem pé, que ninguém entende direito".

Mudanças

O relator da proposta comemorou a aprovação do seu parecer, mas reconheceu que o tema precisará ser novamente discutido em breve. "Teremos que aperfeiçoar as faixas [de recomposição às margens dos rios]."

Segundo Piau, os produtores do país terão prazo de três anos para se adequarem. Contudo, nesse prazo, ele avalia que poderá ser aprovada uma nova lei.

O líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também disse que a proposta aprovada pela Câmara nesta noite é "insuficiente" e já nasce precisando de mudanças. "Depois de tantos anos, estamos talvez produzindo uma peça que não vai parar fácil em pé", disse Chinaglia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.