• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta segunda-feira (14), durante a 40ª Assembleia da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento em Uberara (MG), que saneamento básico deixou de ser "coisa para rico.

"Saneamento básico deixou de ser coisa para rico, é uma coisa par a sociedade brasileira, independentemente da condição da pessoa. Não há troféu melhor para um prefeito do que ele saber que as pessoas estão tomando água de qualidade. Graças a Deus temos uma geração que começa a pensar nisso com maior qualidade", disse.

Lula prometeu que vai regulamentar nos próximos dias a Política Nacional de Saneamento Básico. A lei determina que os municípios apresentem seus planos municipais de saneamento, afim de que consigam captar recursos do governo federal. A lei foi aprovada há dois anos pela Câmara e pelo Senado e espera a sanção do presidente para ser regulamentada.

"Aquele que não foi regulamentado em dois anos vai ser regulamentado na próxima semana", afirmou o presidente.

Durante a cerimônia, em que recebeu o título de cidadão honorário uberabense, o presidente afirmou que "agradece a Deus todos os dias" por viver num país onde há uma geração de prefeitos preocupados com saneamento básico.

"Agradeço a Deus todos os dias pelo fato de ter gente que levanta todo o dia preocupada com coisas sérias como saneamento básico. Eu sei quantas vezes discutir saneamento básico neste país foi tratado como uma coisa de terceira importância, de quarta importância. Eu digo sempre que não é fácil você conseguir convercer um prefeito. Estamos criando uma nova geração de prefeitos que começam a levar a sério isso", afirmou o presidente.

O presidente afirmou que a ideia é criar uma carteria de financiamento básico para que para que seja possível "resolver completamente o problema do saneamento".De acordo com Lula, um dos maiores problemas enfrentados é o despreparo das prefeituras na hora de elaborar projetos para captar recursos.

"Não basta ter dinheiro. Às vezes tem dinheiro mas não sabem como gastar. As prefeituras não sabem como fazer os projetos, é preciso ter estrutura para que as prefeituras pequenas saibam como montar um projeto, é preciso saber preparar. Eu tenho pena dos prefeitos das cidades pequenas. Se chega um prefeito de uma cidadezinha de 10 mil habitantes, primeiro que ele não tem nem deputado, aí ele começa a ficar como barata tonta a correr naquela Esplanada dos Ministérios. É vero", disse Lula.

O presidente ainda afirmou que sanemanto básico é tão importante quanto construir um hospital.

"Em se tratando de saneamento básico, eu tenho na minha consciência que é tão importante quanto a gente fazer um hospital, contrar uma equipe médica", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]