Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem chuva

Seca deixa 137 municípios do Piauí em situação de emergência

Há cinco meses não chove no Sertão do estado. Em São Francisco do Piauí, padre criou frentes de serviço para ajudar população

Há cinco meses não chove no Sertão do Piauí. A seca já atinge mais da metade dos municípios do estado. Sem colheita e sem comida, em muitas casas a alimentação é escassa e os moradores precisam da ajuda de programas sociais para ter algo para comer.

Cento e trinta e sete municípios do Piauí decretaram situação de emergência. Até agora, apenas 89 tiveram o reconhecimento do Governo federal. Nessas cidades, o abastecimento feito por carros-pipas e a distribuição de alimentos deve começar esta semana.

No município de São Francisco de Assis do Piauí, o socorro é feito pela Igreja Católica. O padre Geraldo Gedeon cadastrou 520 famílias. Ele está distribuindo água e criou frentes de serviço.

Cada agricultor vai receber R$ 100 por cinco dias de trabalho. Eles atuam na recuperação das estradas e na construção de pequenos açudes. "A gente não quer simplesmente dar uma esmola. A gente chama as pessoas para produzir alguma coisa em favor deles mesmos", diz o padre.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.