Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
brasília

Sem quórum, Câmara não consegue abrir sessão na volta ao trabalho

Somente cinco deputados apareceram na Casa até as 15h. No Senado, havia poucos parlamentares presentes em plenário

O Congresso Nacional voltou oficialmente ao trabalho nesta segunda-feira (2), mas a presença dos parlamentares em Brasília ainda é baixa. Na Câmara, a falta de deputados fez com que a sessão prevista para esta tarde sequer fosse aberta por não se alcançar o quórum mínimo. No Senado, a sessão está aberta, mas a presença é baixa.

Para abrir uma sessão na Câmara é necessária a presença de 51 parlamentares. Segundo a Secretaria-geral da Mesa, às 14h30, quando decidiu-se por cancelar a sessão, só 5 deputados constavam entre os presentes na Casa. O número era o mesmo às 15h, quando o G1 consultou a Secretaria.

No Senado, o regimento é mais flexível e a sessão foi aberta apesar da baixa presença. Às 15h, apenas quatro senadores estavam em plenário. Como Paulo Paim (PT-RS) estava na presidência da sessão, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) discursava para apenas outros dois colegas.

O retorno do trabalho no Congresso acontece com os parlamentares de olho nas eleições. Por acordo, os deputados e senadores deverão realizar um "esforço concentrado" nesta semana para votar alguns projetos nos plenários da Câmara e do Senado. A partir daí, eles só retornariam nos dias 31 de agosto e 1º de setembro para outro "esforço". Estas devem ser as duas únicas semanas de votações no Legislativo federal até as eleições de outubro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.