A Mesa Diretora do Senado se reúne nesta quinta-feira, às 11h30, para avaliar a quarta representação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). No processo, o senador é acusado de participar de esquema de propinas para desviar recursos de ministérios comandados pelo PMDB.
A representação foi protocolada pelo PSOL com base em denúncias publicadas pela imprensa no início deste mês.
A reunião será conduzida por Tião Viana (PT-AC), 1º vice-presidente do Senado. Nela, será decidida se Renan responderá a um novo processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa.
De acordo com a Agência Senado, a Mesa analisará um parecer requisitado à Advocacia Geral do Senado sobre as acusações de irregularidades nos ministérios. Há acusações de que o esquema também teria beneficiado o banco BMG.
Na semana passada, o presidente do Senado, após votação secreta em sessão fechada no plenário, foi absolvido das acusações de ter as contas pessoais pagas por um lobista. Se condenado, ele poderia ter o mandato cassado.
Renan ainda responde a dois processos por quebra de decoro. Um deles o acusa de ter favorecido uma cervejaria e outro de ter utilizado laranjas para adquirir veículos de comunicação.
Unificação
O Conselho de Ética do Senado decidirá, após a decisão sobre se haverá um quarto processo, no voto se unifica as representações contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse na quarta (19) o presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), de acordo com informações da Agência Senado.
A sessão em que será votada a unificação está marcada para o próximo dia 27 de setembro, informou a agência.



