Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
setor público

Senado aprova projeto que limita gastos com pessoal no setor público

Limitação ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados. Gasto com folha só podem subir até 2,5% acima da inflação

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que limita os gastos com folha de pagamento e encargos do setor público até 2019. Pela nova regra, os gastos com pessoal de todos os poderes com pessoal não poderão ter aumento real superior à inflação mais 2,5% sobre o valor pago no ano anterior.

O projeto prevê que essa regra vale para o período 2010-2019, mas ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados para ser enviado para a sanção presidencial.

Segundo a proposta, existem duas excepcionalidades: quando o limite for extrapolado por reestruturação de carreiras e reajustes salariais concedidos até dezembro deste ano ou quando o impacto financeiro for decorrente da substituição de mão de obra terceirizada por servidores concursados até dezembro deste ano.

"A aprovação dessa proposta é muito importante porque limita o custo da máquina pública", disse o relator da proposta, o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.