Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercosul

Senado faz mais uma tentativa para votar entrada da Venezuela

São Paulo - O Senado vai tentar votar hoje o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Na semana passada, líderes governistas acataram pedido da oposição para adiar a análise do tema, com o objetivo de elaborar uma pauta consensual para votações na Casa até o fim do ano.

Nos bastidores, governistas têm dúvidas sobre o nú­­mero de parlamentares favoráveis ao ingresso da Ve­­nezuela de Hugo Chávez no bloco. Os líderes preferiram tentar um acordo com a oposição antes de analisar o tema em plenário.

Foi a terceira semana consecutiva que o Senado adiou a votação do ingresso da Venezuela no Mercosul devido à ameaça da oposição em derrubar o protocolo de adesão.

O governo adiou a votação nas últimas três semanas por não ter certeza da vantagem sobre a oposição. Líderes governistas admitiram que as recentes declarações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que os líderes militares venezuelanos devem estar preparados para a "guerra" no continente, poderiam colocar em risco a aprovação da adesão do país ao Mercosul.

Chávez fez as declarações há três semanas, o que dificultou as negociações dos governistas para a votação do ingresso do país vizinho no Mercosul. A oposição trabalha para adiar a votação do protocolo de adesão até que haja um compromisso do governo venezuelano de que não há uma "situação de guerra" no continente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.