Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
poder público

Sérgio Botto vai presidir o Conselho da Paranaprevidência

 | Reprodução www.elbaramalho.com.br
(Foto: Reprodução www.elbaramalho.com.br)

O ex-procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, volta à esfera governamental seis meses depois de deixar o cargo de chefe da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Ontem, o governador Roberto Requião (PMDB) nomeou Botto para ser o novo presidente do Conselho de Administração da Paranaprevidência.

O convite para o cargo partiu do próprio Requião e teve como articulador o diretor-jurídico da Paranaprevidência, Francisco Alpendre, que tem se notabilizado na busca de irregularidades nas aposentadorias de servidores. Botto disse que ainda vai "tomar pé da situação" e verificar o que precisa ser feito. Mas uma de suas funções, no entanto, será a verificação das aposentadorias.

Botto, juntamente com Alpendre, vai analisar e revisar as aposentadorias dos membros do Ministério Público Estadual (MP), como tem pedido Requião. Os próximos alvos das revisões de benefícios da Paranaprevidência devem ser os aposentados do Executivo e do Judiciário.

De acordo com o ex-procurador-geral do Estado, que é procurador concursado e está licenciado, ele não vê esse convite feito por Requião como um retorno ao governo. "Estarei exercendo funções administrativas. E também nunca me afastei do governador", disse Botto, que também preside o Conselho de Administração da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão) e é membro do Conselho de Administração da Copel.

Botto pediu demissão do cargo de procurador-geral em março. Ele alegou motivos pessoais para deixar a função. O processo de saída dele do governo foi conturbado. Houve especulações de que ele estaria tendo divergências com os secretários estaduais da Segurança, Luiz Fernando Delazari, e da Ouvidoria e Corregedoria, Luiz Carlos Delazari, respectivamente filho e pai. Essa versão jamais foi negada por Botto. Questionado sobre o que acharia de voltar a ter contato com os os Delazari, Botto afirmou que não vê necessidade de que isso venha ocorrer. "Estar nessa função não significa que vou me relacionar com essa gente."

O novo presidente do Conselho de Administração da Paranaprevidência disse ainda não crer que haverá qualquer tipo de ingerência em seu trabalho por quem quer que seja.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.