Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Datafolha

Serra abre vantagem de nove pontos sobre Dilma

Região Sul é onde o governador de São Paulo tem mais força. No Nordeste, Dilma está na frente

Serra: não me venha com pergunta chata de responder. | Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo
Serra: não me venha com pergunta chata de responder. (Foto: Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo)
Veja o resultado da pesquisa de intenção de voto para a presidência da República |

1 de 1

Veja o resultado da pesquisa de intenção de voto para a presidência da República

A declaração pública do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de que é pré-candidato à Presidência da República pode ter gerado reação do eleitor. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que José Serra abriu nove pontos de vantagem em relação à pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff. Segundo o levantamento, realizado nos dias 25 e 26 de março, o tucano tem 36% das intenções de voto, enquanto a petista aparece com 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real, apesar de ter retornado ao patamar de dezembro, quando aparecia com 37%.

O deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, ficou com 11% e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC) permaneceu com 8%. Dos 4.158 brasileiros com mais de 16 anos entrevistados, 7% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou estão indecisos e 11% não souberam responder.

Apesar de o PT já trabalhar há tempos com a candidatura de Dilma, Serra ainda tinha receio de se declarar pré-candidato. No último dia 19, porém, admitiu pela primeira vez, em uma entrevista para um programa de televisão, que pretende lançar oficialmente sua pré-candidatura em abril.

Pela pesquisa divulgada neste sábado, Serra tem sua maior vantagem na Região Sul. Na pergunta estimulada, aparece com 48% das intenções de voto na região, contra 20% de Dilma. Nos três estados, a ministra apresenta sua pior performance, porém tem vantagem no Nordeste (35%), onde Serra aparece com 25%. Com Ciro na disputa, Dilma perderia possíveis eleitores em todas as regiões do país e mais acentuadamente no Sudeste e Nordeste.

No cenário de segundo turno, em uma eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano também venceria por uma diferença de nove pontos. Serra aparece com 48%, contra 39% de Dilma. Em fevereiro, os porcentuais eram de 45% e 41%, respectivamente.

Rejeição

De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Ciro Gomes registrou o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis neste mês, com 26%, seguido por Serra, com 25%. Dilma aparece na sequência, com 23%, e Marina Silva tem 22%. Em fevereiro, Serra liderava as rejeições, com 26%, enquanto Dilma e Ciro tinham 23% e 21%, respectivamente. A pré-candidata do PV tinha 19% de rejeição no mês passado.

Pela primeira vez o Datafolha pesquisou candidatos de partidos pequenos. Por enquanto, apenas Mario de Oliveira (PT do B) foi citado, com 1% das intenções de votos. Outros seis ficaram abaixo desse patamar. A pesquisa Datafolha foi registrada sob o número 6617/2010.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.