Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sucessão presidencial

Serra e Dilma comparam gestões

Serra, Dilma e Lula: eleição a três. | Paulo Whitaker/Reuters
Serra, Dilma e Lula: eleição a três. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Sorocaba e São Paulo - Lado a lado dois dias após a divulgação da pesquisa Data­­­folha, o governador de São Pau­­­lo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), criaram ontem um am­­­biente de debate eleitoral antecipado e, pela primeira vez, explicitaram divergências sobre a economia ao compararem gestões e políticas públicas.

O embate entre os dois pré-candidatos à Presidência ocorreu durante os respectivos discursos na inauguração do complexo industrial da Case New Holland (máquinas agrícolas), em Sorocaba. Último a falar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enalteceu seu governo, antes elogiado por Dilma, e deixou Serra sem direito a tréplica.

A petista destacou que os dois elementos essenciais para o crescimento dos últimos anos foram o con­­­sumo e o crédito. A "pujança do Brasil", disse a ministra, se ex­­­pli­­­ca pelo volume de crédito disponível: R$ 1,4 trilhão. O tucano, por sua vez, fez uma ressalva: "É importante que a indústria se de­­­­senvolva também exportando, não apenas atendendo o mercado interno". Para ele, são falaciosas as te­­ses de que o Brasil deve permanecer exportador de produtos primários ou focar a economia de serviços.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.