Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Funcionalismo

Servidores estaduais terão reajuste salarial de 5,1%

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem projeto de lei que reajusta em 5,1% o salário de todos os 151 mil servidores ativos, 72 mil aposentados e 25 mil pensionistas do governo do estado. Com a medida, a folha de pagamento do Executivo terá um aumento de R$ 38,6 milhões mensais. O mesmo índice foi concedido pela Assembleia aos seus funcionários ativos, inativos e pensionistas.

O reajuste de 5,1% equivale à inflação acumulada nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O porcentual de reajuste foi criticado pelos sindicatos que representam os servidores do governo paranaense. Eles argumentaram que o Executivo foi injusto com o funcionalismo, sobretudo diante do aumento da arrecadação do estado no primeiro quadrimestre deste ano.

A reivindicação era pela mesma correção do salário mínimo nacional, que ficou em 14,1%. "Não nos concederam nem mesmo o aumento do mínimo regional, de 10,3%, que vale para as categorias não organizadas", criticou a coordenadora do Fórum de Servidores Estaduais, Marlei Fernandes de Carvalho.

Para o deputado Professor Lemos (PT), o reajuste não faz justiça aos servidores, cujos salários estariam defasados há anos. "No ano passado, o governo reajustou em até 128% a remuneração dos comissionados. Mas, agora, a regra não vale para os efetivos", afirmou.

Em resposta, o líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), disse que o governo fez o que era possível dentro da realidade financeira do estado, sobretudo porque é preciso observar o limite prudencial de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 49% da Receita Corrente Líquida.

Servidor da Assembleia

Na Assembleia, o quadro efetivo da Casa também vai receber reajuste de 5,1%, para "manter isonomia em relação ao Executivo". O impacto mensal na folha de pagamento será de R$ 687,3 mil. Tanto no Executivo quanto no Legislativo, o reajuste é válido de forma retroativa ao dia 1.º de maio, que é a data-base dos servidores públicos no estado. O pagamento do reajuste, portanto, será na folha deste mês. Os dois projetos precisam agora ser sancionados pelo governador em exercício Flávio Arns (PSDB).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.