• Carregando...
Silvio Barros (PP) comemorou o apoio dos maringaenses na reeleição | Otávio Rossi/correspondente
Silvio Barros (PP) comemorou o apoio dos maringaenses na reeleição| Foto: Otávio Rossi/correspondente
  • Câmara de Maringá terá 60% de renovação

O candidato a reeleição em Maringá, Sílvio Barros (PP), conseguiu 57,04% dos votos válidos e teve o aval de 104.820 eleitores para continuar na administração municipal. É o primeiro candidato reeleito na história da cidade.

No discurso da vitória, Barros ressaltou o apoio dos maringaenses. "Colhemos o que plantamos durante nosso mandato, isso prova que o povo confia em nossa administração", disse.

O prefeito reforçou que dará continuidade aos compromissos estabelecidos e irá se esforçar para trazer mais recursos para a cidade e região metropolitana. "Nosso empenho é consolidar todos os projetos e compromissos assumidos a partir do próximo ano."

O prefeito prometeu intensificar as relações políticas com as esferas estadual e federal. "Iremos estreitar nossos relacionamentos, sempre visando promover melhorias para Maringá. Existe um otimismo quanto ao presidente Lula. Fazemos parte de sua base, com isso nosso trato continuará sendo o melhor possível."

Oposição responsável

O candidato petista ÊnioVerri foi o segundo colocado com 22% dos votos válidos. Ele, que é deputado estadual, firma-se como o líder da oposição em Maringá. Para Verri, o resultado das eleições reflete a satisfação popular com o atual governo federal. "Lula enviou muitos recursos às prefeituras para obras de infra-estrutura. Esses investimentos melhoraram a vida da população, fazendo com que escolhesse a continuidade do atual modelo."

Apesar da frustração por não ter ido ao 2º turno, Verri acredita que conseguiu uma votação acima do esperado. "Nosso resultado foi muito positivo, além do que prevíamos. Eu esperava que os outros cinco candidatos juntos tivessem uma votação maior, mas eles só chegaram a 13%", lamentou.

Na avaliação do petista, o resultado criou duas grandes forças políticas na cidade, e ele pretende ser o líder da oposição. "O pleito permitiu formar uma boa base para 2012. Agora quero exercer uma oposição responsável como deputado na Assembléia Legislativa e fiscalizar se todas as promessas feitas pelo meu adversário durante a campanha serão realmente cumpridas."

Quadro

Os demais candidatos em Maringá dividiram a preferência do eleitorado: Wilson Quinteiro (PSB) teve 8% dos votos, João Ivo Caleffi (PMDB), ex-prefeito e companheiro de partido de Requião, fez 7%. Doutor Batista, do PMN, atingiu 5% dos votos válidos. Ana Pagamunici (PSTU), Claudemir Romancini (PSOL) somaram juntos 1.448 votos. O votos do candidato Regério Mello (PTdoB) só seráo divulgados hoje, pois sua candidatura ainda está sendo julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]