Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nepotismo

Sob pressão, Sarney decide demitir a sobrinha

Brasília - Sob pressão, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu demitir a sobrinha Maria do Carmo de Castro Macieira. Ela foi nomeada, por ato secreto, em junho de 2005 para trabalhar no gabinete da então senadora e hoje governadora Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do presidente do Senado. Maria do Carmo estava com emprego garantido depois que a diretoria-geral validou, na quarta-feira, a medida administrativa editada sob sigilo.

Segundo nota da assessoria de Sarney, ele pediu, por "zelo", para que o senador Mauro Fecury (PMDB-MA) – suplente de Roseana – demitisse Maria do Carmo. A nota diz ainda que somente ontem o senador descobriu o parentesco com a servidora. Maria do Carmo é casada com um sobrinho de Marly, mulher do senador. "O presidente José Sarney procurou informar-se no Maranhão de quem se trata e soube que ela é casada com um primo da governadora Roseana Sarney", diz a assessoria. "Apesar dessa relação não configurar parentesco de acordo com o Código Civil (artigo 1.595, parágrafo 1.º), há dúvidas em relação à súmula sobre nepotismo baixada pelo Supremo Tribunal Federal em 2008", ressalta.

O nome de Maria do Carmo faz parte da relação de 45 atos secretos convalidados na quarta-feira. Além dela, aliados de Sarney também foram beneficiados pela medida, entre eles a jovem aspirante a modelo Na­­­­thalie Rondeau, filha do ex-ministro Silas Rondeau, afilhado político de Sarney. Ela foi nomeada, por boletim sigiloso, em agosto de 2005 para trabalhar no Conselho Editorial, ór­­gão presidido pelo senador. Por enquanto, está com emprego garantido.

O conselho também foi o palco da nomeação oculta de Alba Leide Nunes Lima, mulher de Chiquinho Escórcio, uma espécie de "faz-tudo" da família Sarney. Ela trabalha no gabinete do senador e sua nomeação foi legalizada na quarta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.