• Carregando...

Porto Alegre - O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), vai propor novas regras para o pagamento de aposentadorias a ex-governadores do estado. Ainda sem definições do projeto de lei que pretende enviar à Assembleia "brevemente", Genro adiantou ontem que a nova fórmula vai ajustar as pensões a "uma visão de sobriedade dos gastos públicos, sem atingir qualquer direito adquirido".

A ideia é permitir que os ex-governadores possam manter um padrão de vida equivalente ao da classe média. Para isso, o estado deve estabelecer um sistema de teto e complemento. Os beneficiários que tiverem rendimentos inferiores ao teto, mesmo que pagos por fundos de aposentadoria privados, receberiam complemento do estado até o limite. E aqueles que ganham o teto ou mais de outras fontes não receberiam nada dos cofres estaduais

Atualmente, quem exerceu o cargo recebe R$ 24,1 mil e pode acumular o valor com outras aposentadorias, vencimentos, subsídios ou salários. Na lista de beneficiados estão oito ex-governadores e três viúvas de ex-governadores.

Serra

Em sua visita a Curitiba, ontem, o ex-governador paulista José Serra (PSDB) foi perguntado sobre sua opinião acerca das aposentadorias especiais. Mas desconversou. "Confesso que fiquei sabendo deste assunto pelos jornais. No meu estado [São Paulo] não existe isso. É uma questão que precisa ser melhor examinada", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]