Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fiscalização

TCU analisará contas de 2012 do governo federal

Decisão pode ser pela aprovação, aprovação com ressalva, ou não aprovação das contas prestadas pela presidente da República, Dilma Rousseff

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará sessão extraordinária na próxima quarta-feira (29), às 10 horas, para apresentação de relatório e parecer Prévio sobre as Contas do Governo da República do exercício de 2012. Em nota, o TCU informa que o ministro-relator, José Jorge, escolheu como tema de destaque o "Crescimento Inclusivo". A decisão pode ser pela aprovação, aprovação com ressalva, ou não aprovação das contas prestadas pela presidente da República, Dilma Rousseff. A sessão ocorrerá no plenário do tribunal.

Após a aprovação pelo plenário, o relatório e o parecer prévio serão encaminhados ao Congresso Nacional. O TCU vai monitorar o cumprimento das recomendações e sugestões pelos órgãos e entidades fiscalizados. A apreciação das Contas do Governo compete ao TCU desde a Constituição Federal de 1934.

De acordo com o TCU, a análise das Contas de 2012 busca saber se as políticas públicas, previstas no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento regional, infraestrutura e previdência estão sendo implementadas e cumprindo os objetivos traçados pelo governo. O trabalho também dará destaque aos programas temáticos que visam ao alinhamento entre inclusão socioeconômica de indivíduos, grupos sociais e regiões e crescimento econômico.

Além disso, o relatório analisa as ações setoriais do Governo divididas conforme as funções orçamentárias, destacando-se as áreas de previdência social e política nacional de combustíveis. Avalia, ainda, o desempenho da arrecadação e a execução das despesas, bem como a evolução dos índices econômicos e sociais e o cumprimento das metas fiscais e dos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.