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Fruet fala à imprensa: prefeito eleito justificou o nepotismo legal afirmando que precisa de pessoas de confiança | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
Fruet fala à imprensa: prefeito eleito justificou o nepotismo legal afirmando que precisa de pessoas de confiança| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

Opinião

Nepotismo perpetua prática questionável

Para o professor de Ciência Política da UFPR Ricardo Costa de Oliveira, embora o currículo de Eleonora Fruet seja adequado para a funções que ela assumirá, a prática perpetua uma relação de parentesco com o Estado que é típica da política brasileira. Autor do livro "Na Teia do Nepotismo", ele diz que "o nepotismo continua conceitualmente o mesmo de gestões anteriores". Tanto o governador Beto Richa quanto seu antecessor, Roberto Requião também nomearam parentes e esposa para cargos públicos . "Este tipo de indicação é visto aqui como algo normal, embora em outras democracias isso sequer fosse cogitado."

  • Eleonora, a irmã, vai para a Secretaria de Finanças
  • Márcia, a mulher do prefeito, comandará a FAS

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), escolheu técnicos e parentes para formar seu futuro secretariado. Os nomes foram anunciados ontem. Na equipe, há vários professores universitários e especialistas em suas respectivas áreas – o que demonstra intenção de imprimir uma gestão moderna à prefeitura. Mas, por outro lado, o pedetista manteve uma prática antiga e tradicional na política paranaense: o nepotismo. Ele escolheu a mulher, Márcia Oleskovicz Fruet, para comandar a Fundação de Ação Social (FAS) e a irmã, Eleonora Fruet, como secretária de Finanças. Eleonora, ao contrário de Márcia, já tem experiência na administração pública, tendo sido secretária municipal e estadual.

Fruet reconheceu que terá de enfrentar críticas por praticar o nepotismo legalmente previsto – o Supremo Tribunal Federal (STF), quando proibiu a contratação de parentes no poder público, abriu a brecha para a nomea­­ção de familiares exclusivamente para os cargos de secretários municipais, estaduais e de ministros.

"Neste momento, preciso de pessoas de confiança em áreas estratégicas, e com alguma qualificação, que elas demonstraram nos papéis em que já ocuparam", justificou Fruet. "Estou tranquilo, penso nisso como algo positivo para áreas estratégicas que não quero que sejam instrumentalizadas."

O prefeito eleito ainda frisou que buscou competência técnica e experiência no ramo para escolher seus secretários. "Queremos formar uma nova geração de profissionais capazes de assumir cargos de direção dentro da prefeitura", disse. "Quase todos já tiveram ou têm experiência administrativa, inclusive na gestão pública. Esse foi um cuidado que eu tive também. Tem que ser eficiente. Às vezes, a ineficiência gera um prejuízo tão grande quanto alguém mal-intencionado."

Menos secretarias

Fruet também afirmou ontem que fará uma minirreforma administrativa, sobretudo na área de segurança. Disse que vai unir a Secretaria de Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal, com a Secretaria Antidrogas.

Ele não anunciou, porém, o nome do futuro secretário desta pasta. Aliás, Fruet deixou para anunciar na semana que vem os nomes do restante de sua equipe de governo. Fruet ainda garantiu que trocará todos os diretores e superintendentes das secretarias de Obras Públicas e de Urbanismo

O prefeito eleito afirmou ainda que uma de suas prioridades durante a transição é certificar-se de que as obras não sejam paralisadas. "Toda vez que se interrompe uma obra, é ruim para a cidade, para novos financiamentos, todos perdem com isso." Ele disse que irá pedir ao Tribunal de Contas (TC) informações sobre o relatório que recomenda a paralisação das obras do viaduto estaiado da Avenida das Torres. O TC entendeu haver sobrepreço de R$ 6,7 milhões na obra.

O prefeito eleito acrescentou que suas obras prioritárias, num primeiro momento, serão: Linha Verde, Fredolin Wolf, Augusto Stres­­ser, e algumas obras iniciadas no Batel.

EscaladosVeja quem são os nomes do secretariado:

Trabalho e Emprego – Mirian Gonçalves, vice-prefeita e advogada. Uma das fundadoras do PT no Paraná e da CUT.

Chefe de Gabinete – Itamar Abib Neves – Servidor público desde 1983, foi diretor administrativo e financeiro da Câmara de Curitiba de 1995 a 1997. Formado em marketing pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Administração e Planejamento e Gestão – Fábio Scatolin – Economista e coordenador da equipe de transição. Professor da UFPR e responsável pela elaboração do plano de governo de Fruet.

Finanças – Eleonora Fruet – Economista pela UFPR e professora na mesma instituição. Atuou como secretária de Estado do Planejamento de 2003 a 2004, e como secretária de Educação de Curitiba de 2005 a 2010.

Educação Roberlayne de Oliveira Borges Roballo - Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Educação, pela mesma universidade.

Saúde – Adriano Massuda – Médico e professor adjunto da UFPR. Secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde de 2011 a 2012, onde atuou no Comitê Gestor da Força Nacional do SUS e presidiu o Conselho de Administração do Grupo Hospitalar Conceição, entre outros.

Meio Ambiente – Renato Lima – Geólogo e professor da UFPR. Idealizador e criador do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e do Centro de Apoio Científico em Desastres, onde atua como diretor.

Direitos da Pessoa com Deficiência – Ronaldo Schwantes – Especializado em educação especial para pessoas com deficiência.

Recursos Humanos – Meroujy Cavet – Pedagoga e professora da rede estadual desde a década de 80, atuou no Conselho Tutelar de Curitiba e foi assessora e superintendente da Secretaria Municipal de Educação de 2005 a 2010.

Abastecimento – Fernando Klein Nunes – Formado em Direito e pós-graduado em logística. Foi diretor do Sindicado das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná por duas gestões e presidente da mesma instituição por mais duas, de 2005 a 2010.

Relações com a Comunidade – Caíque Ferrante – É vereador e foi diretor-geral da Secretaria de Comunicação do governo do Estado. Foi diretor da Secretaria de Comunicação do governo do estado e da Secretaria de Estado da Cultura.

Procuradoria-Geral – Joel Macedo Soares Pereira Neto – Procurador judicial e subprocurador-geral por três vezes no município desde 1992.

Guarda Municipal – Cláudio Frederico de Carvalho – Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba e pós-graduado em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico.

Imap – Liana Carleial – Economista e professora da faculdade de Direito da UFPR.

Fundação Cultural de Curitiba – Marcos Cordiolli – Professor universitário e mestre em Educação, História e Filosofia da Educação. Foi assessor técnico da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2010 e assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Urbs – Roberto Gregorio da Silva Junior – Engenheiro mecânico e doutor em Administração pela PUCPR. Atuou como chefe do Departamento de Transportes da UFPR e Superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura.

Ippuc – Sérgio Póvoa Pires – Arquiteto e urbanista especialista em planejamento urbano regional. Coordenador do Movimento pela Produtividade do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.

Fundação de Ação Social – Márcia Oleskovicz Fruet – Jornalista e pós-graduada em marketing. Atuou como assessora de comunicação social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano entre 2003 e 2004.

Agência Curitiba e Curitiba S/A – Gina Paladino – Economista pela UFPR e consultora. Coordenadora de Administração Estratégica do Insituto Euvaldo Lodi da CNI.

ICS – Wilson Michaelis – Médico e professor assistente da Faculdade Evangélica do Paraná, com mestrado em clínica cirúrgica pela UFPR.

Assuntos Metropolitanos – Valfrido Eduardo Prado – Contador e atual prefeito de Quitandinha.

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