Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições

Tem gente inaugurando até maquete, diz Lula em São Paulo

Presidente falou durante inauguração de termelétrica em Cubatão. Serra participou na terça de um anúncio de construção de uma ponte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas indiretas ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), possível candidato à Presidência da República, durante a inauguração de uma termelétrica da Petrobras em Cubatão (SP) nesta quarta-feira (10).

"Tem gente inaugurando até maquete e nós queremos mostrar como é que as coisas acontecem neste país", afirmou o presidente em seu discurso. Pouco antes, ele citou dados de criação de empregos em seu governo e disse que repetiria os números porque, segundo ele, é preciso fazer isso em ano de eleições.

"Eu, quando comecei minha vida política, dizia que o político mentiroso fala assim: eu mato a cobra e mostro o pau. Ora, o fato de você mostrar o pau não significa que você matou a cobra. Então, nós adotávamos o discurso de que um político verdadeiro mata a cobra e mostra a cobra morta.", disse o presidente Lula. A declaração foi uma referência ao fato de o governador de São Pauto ter participado do anúncio, na terça-feira (9), do projeto de construção de uma ponte entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. Na ocasião foi apresentada uma maquete da obra.

A assessoria do governador disse que não ia comentar a declaração de Lula. Apagão

Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-cadidata do PT ao Palácio do Planalto, lembraram, em seus discursos, o apagão ocorrido no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Segundo Dilma, a obra inaugurada nesta quarta é parte de um objetivo para que o país "possa crescer sem ter gargalos como aqueles entre 2001 e 2002, quando o Brasil não tinha como abrir nem fábricas e nem shoppings (...) durante muitos anos o Brasil parou de investir, de construir. Quando você para de fazer, você desaprende", disse a ministra.

Ela afirmou ainda que o governo LUla "tornou a colocar o Brasil nos eixos" e que o país "não vai mais voltar a ser um país estagnado, sem emprego". Em outro trecho do discurso, o presidente disse que a inauguração da termelétrica era uma mensagem para o mundo de que é seguro investir no país porque, segundo ele, há garantia de que não haverá outro apagão.

Universidades

O presidente voltou a dizer que sua gestão "passou para a história como o governo que mais fez universidades e escolas técnicas no país" e cobrou a ministra Dilma Rousseff, que deverá disputar a Presidência da República nas eleições deste ano.

"Em oito anos, fizemos uma vez e meia o que fizeram em um século e achamos que é pouco. A companheira Dilma que se prepare porque é preciso fazer muito mais. Se eu fiz 214, tem que fazer 300, 400, porque nós temos uma dívida secular com a educação brasileira", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.