Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
novo governo

Temer decide demitir chefe da AGU após carteirada em voo para Curitiba

Fábio Osório deu ‘carteirada’ para usar jatinho da FAB

Fábio Medina Osório, chefe da Advocacia Geral da União. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Fábio Medina Osório, chefe da Advocacia Geral da União. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

O presidente interino Michel Temer decidiu demitir o chefe da Advocacia-Geral da União, Fábio Osório, segundo informa Jorge Bastos Moreno em sua coluna na edição deste sábado do jornal o Globo. Osório tentou embarcar esta semana para Curitiba, na Base Aérea e teve o pedido negado. Diante da negativa, deu uma carteirada nos oficiais da Aeronáutica, dizendo ter status de ministro de Estado. A confusão, no entanto, chegou ao gabinete do presidente.

Temer descobriu ainda que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli só revogou sua decisão de demitir o presidente da EBC, Ricardo Melo, nomeado por Dilma, porque o advogado-geral da União, que deveria fazer a defesa do governo, estava na viagem a Curitiba. O advogado é afilhado político do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Osório será o terceiro ministro de Temer a deixar o governo. O primeiro foi o senador Romero Jucá, que pediu demissão do Ministério do Planejamento após serem divulgados os áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Em conversa gravada, senador teria sugerido ‘pacto’ para barrar Lava-Jato.

O segundo a sair foi o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Ele aparece na gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros, a não antecipar informações à Procuradoria-Geral da República na Operação Lava-Jato. Antes de se tornar ministro, Silveira também teria procurado o Ministério Público em busca de informações sobre as investigações contra Renan no esquema de corrupção da Petrobras.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.