• Carregando...
Foto oficial de Michel Temer como presidente da República. | Orlando Brito/
Foto oficial de Michel Temer como presidente da República.| Foto: Orlando Brito/

Depois de quase 5 meses como titular da cadeira de presidente da República, Michel Temer finalmente teria escolhido sua “foto oficial” para o “mural” do Palácio do Planalto, onde estão os retratos dos ex-chefes do Executivo.

A informação é do publicitário de São Paulo Elsinho Mouco, ligado ao PMDB, e responsável pelo “conceito da imagem”, produzida pelas lentes do fotógrafo Orlando Brito, profissional acostumado a registrar políticos em Brasília. “Conheço doutor Michel há muitos anos. Mas o fotografei como presidente da Câmara, do PMDB”, contou Brito à Gazeta do Povo.

Orlando Brito registrou imagens, muitas delas inusitadas, dos presidentes desde 1965

Orlando Brito

Também em entrevista ao jornal, Elsinho Mouco afirmou que a foto escolhida tem duas versões: uma preto e branco, que será instalada no mural, e outra colorida, que será colocada nos gabinetes. Mas, procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informa que ainda não sabe se a foto divulgada por Mouco – e que até já circula na internet – será de fato o retrato oficial.

Para produzir as imagens, o fotógrafo Orlando Brito conta que foi duas vezes ao Palácio do Jaburu. Em uma primeira tentativa, em outubro do ano passado, ele não teria tido tempo para concluir o trabalho da maneira que pretendia. “O FHC chegou de repente por lá e aí acabamos interrompendo as fotos”, justifica ele.

A foto escolhida saiu da segunda tentativa, em dezembro, no mesmo local. A cor da gravata mudou, para um tom mais forte. Mas a bandeira do Brasil e o fundo falso de “céu azul” permaneceram na composição do retrato. “O Lula e a Dilma preferiram tirar no Palácio do Alvorada, com o fundo verde, o FHC quis tirar na biblioteca. O presidente Temer preferiu a bandeira e o fundo azul”, descreve Brito, que, junto com dois assistentes, levaram cerca de meia hora para tirar as fotos.

Nas orientações levadas por Mouco a Brito, o presidente Temer teria que transmitir “segurança, confiança, simpatia”. “Quem é que não quer espelhar isso? Mas o conceito é do publicitário. Vai aparecer as mãos, a aliança, ou não? Vai cruzar os braços? Vai colocar a faixa de que lado? É uma conta de muitas parcelas”, define Brito.

Temer foi registrado com um sorriso discreto e o “Ordem e Progresso” da bandeira do Brasil, utilizado como slogan da gestão peemedebista, também está em destaque na foto. Também é a primeira vez que o presidente Temer “é visto” com a faixa presidencial.

Há 50 anos na profissão, Brito afirma que “foto oficial é difícil”, “por ser a principal foto da vida daquele personagem, a que vai para a história”. Ao mesmo tempo, continua o fotógrafo, não se trata de um “clique fortuito”. “Tem todo um conceito já pensado previamente pelo publicitário”, pondera ele.

A versão da foto em preto e branco:

Orlando Brito
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]