• Carregando...
João Vaccari Neto: suspeito de receber propina para o PT | Roosewelt Pinheiro/ABr
João Vaccari Neto: suspeito de receber propina para o PT| Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

CPI da petrobras

Após petista pedir a convocação de Aécio, PSDB quer ouvir Dilma

Das agências

Na guerra de requerimentos na CPI Mista da Petrobras, o PSDB decidiu ontem pedir a convocação da presidente Dilma Rousseff (PT). Foi um contra-ataque ao pedido formulado por petistas, um dia antes, para convocar o presidenciável tucano Aécio Neves e outros quatro integrantes do partido. Além de Dilma, o deputado Izalci (PSDB-DF) também protocolou ontem requerimentos para convocar o ex-ministro petista Antonio Palocci para falar sobre o financiamento eleitoral da campanha da presidente em 2010. Izalci quer saber se o esquema de desvio na estatal abasteceu a campanha de Dilma quatro anos atrás.

Atingido pelas suspeitas de corrupção envolvendo a Petrobras investigadas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, anunciou que vai deixar o Conselho de Administração da Hidrelétrica de Itaipu, antecipando em um ano e meio o fim de seu mandato no cargo. Segundo o presidente do partido, Rui Falcão, o afastamento de Vaccari é uma decisão do governo que se alia à vontade do tesoureiro de "se concentrar mais nas atividades" da legenda.

O anúncio da saída é providencial para a campanha de Dilma Rousseff (PT), desconfortável com os ataques dos adversários contra Vaccari. "Não há nenhuma denúncia comprovada envolvendo o companheiro Vaccari", afirmou Falcão. O dirigente acrescentou que ele permanece cuidando das contas do PT. "Não há nenhuma razão para substituí-lo."

Segundo o presidente do PT, Vaccari lhe disse que deixaria Itaipu "antes do surgimento das denúncias infundadas". O mandato de quatro anos no conselho da Itaipu, para o qual Vaccari foi reconduzido em 17 de maio de 2012, só expiraria em 16 de maio de 2016.

Munição

Apesar de assessores do Planalto acharem que Vaccari deveria mesmo deixar o posto de imediato, a tese é repudiada por outras correntes internas da campanha de Dilma. Há quem ache que isso será uma "confissão de culpa" e que poderá "dar munição" para o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves (PSDB), no debate da TV Globo, hoje. No debate da TV Record, no domingo passado, Aécio questionou a presidente se o tesoureiro do PT iria continuar na função de conselheiro de Itaipu após ser citado nas denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Por três vezes, o tucano perguntou a Dilma se ela confiava em Vaccari.

O tesoureiro do PT foi acusado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef de participar de esquema de arrecadação de propina para a sigla, paga por empresas com negócios com a estatal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]