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O jornal britânico "The Guardian" destacou em seu site nesta quinta-feira (23) a "revolução de bigode", protesto contra o "mais novo escândalo político brasileiro". O artigo cita um blog criado por publicitários - "Greve de Bigode" -, que convida os internautas a tirar fotos com a "ferramenta de protesto", natural ou falsa, e enviar ao endereço, "até Sarney cair". "Os bigodes são referência a José Sarney, o presidente do Senado brasileiro, atingido recentemente por denúncias de nepotismo e empreguismo e famoso pelo adorno", diz o texto do jornal.

Pela campanha, os homens devem deixar o bigode crescer. As mulheres e crianças podem aderir usando modelos postiços "É uma maneira de mobilizar as pessoas que acham a política chata e normalmente não se envolveriam com a causa", explicou Ricardo Silveira, de 30 anos, criador da campanha. O jornal diz ainda que os "eleitores indignados" só vão se desfazer do bigode após o Senado "se desfazer do seu presidente". Porém, afirma que analistas ouvidos pela reportagem não acreditam na renúncia do parlamentar, "um poderoso aliado da base do governo e ex-presidente da República".

A lista de denúncias contra Sarney inclui emprego de parentes no Senado, uso indevido de auxílio-moradia, suposta remessa ilegal ao exterior, responsabilidade nos atos secretos e omissão de declaração de uma casa à Justiça Eleitoral. Além disso, a Fundação José Sarney, instituto dedicado à preservação de sua memória, é suspeita de ter desviado dinheiro de patrocínio cultural da Petrobras.

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