Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Medo no cemitério

Tiroteio em favela causa pânico e atrasa sepultamentos no Rio de Janeiro

O absurdo da violência urbana não poupa nem os que vão enterrar seus mortos. Na tarde de quarta-feira, pessoas viveram instantes de terror no Cemitério São João Batista, em Botafogo, devido a um tiroteio na Ladeira dos Tabajaras, favela que fica no limite do bairro com Copacabana, na Zona Sul. Os tiros apavoraram quem participava de velórios ou chegava para sepultamentos. O mesmo tiroteio provocou um grande susto também no Hospital Copa D'Or, onde uma bala atingiu um dos quartos no 12º andar, segundo informa a coluna de Ancelmo Gois na edição desta quinta-feira do jornal "O Globo". Nesta quinta, a polícia fez uma operação nos Tabajaras: três pessoas foram detidas.

- Eu estava caminhando no cemitério quando os tiros começaram. Eu e mais umas três pessoas que estavam um pouco à frente nos jogamos no chão. Foram pelo menos dez minutos de um tiroteio intenso. Não pude nem chegar à capela e prestar condolências à família - relata a advogada Joyce Yang, que seguia para o enterro do parente de uma amiga.

Os instantes de medo são descritos também pela médica Milena Espelta, que participava do velório do sogro.

- Nunca pensei que pudesse passar por isso numa situação como aquela (velório). A capela estava cheia e todos tiveram que se agachar entre flores e coroas. Infelizmente, meu sogro era a pessoa mais segura ali, porque já estava morto - relembra.

A médica fala também da sensação de impotência que experimentou:

- Senti vergonha do que estava acontecendo naquele instante. A gente acaba ficando descrente, por causa da impunidade, e perde a vontade de continuar vivendo na cidade que ama - lamenta.

Milena conta também que a sogra dela, apesar de fragilizada pela morte do marido, foi a única a não se assustar com os tiros. Isso porque tem experiência de trabalho voluntário no auxílio a parentes durante enterros no São João Batista. A sogra de Milena disse que os tiros são freqüentes.

O marido de Milena ficou em estado de choque: além da dor de enterrar o pai, o susto com os tiros. O sepultamento atrasou em uma hora e meia, porque outro que estava marcado antes não acontecia, devido ao tiroteio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.