Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
prefeitura

Tito Zeglin dedica semana como prefeito a “obras polonesas”

Vereador comanda o município até segunda-feira e promete construir um novo cartão-postal para a cidade em uma semana

Tito Zeglin: visita a obras em seu reduto eleitoral enquanto o prefeito Luciano Ducci viaja | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Tito Zeglin: visita a obras em seu reduto eleitoral enquanto o prefeito Luciano Ducci viaja (Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo)

Usando capacete de proteção e com os sapatos sujos da lama de uma obra no Novo Mundo, o vereador Tito Zeglin (PDT) tinha no rosto um sorriso indisfarçável que mostrava o seu estado de espírito na manhã de ontem. Era o seu primeiro dia como prefeito interino de Curitiba."É uma realização. Sei que muitos querem e poucos conseguem. Espero ter muito trabalho durante os próximos dias. Prometo fazer o meu melhor", afirmou. Zeglin assumiu a cadeira de prefeito on­­tem e fica no comando do mu­­nicípio até a próxima segunda-feira porque o atual titular, Luciano Ducci (PSB), e o seu sucessor imediato, o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), viajaram juntos para o exterior para compromissos oficiais da prefeitura.

Segundo sua assessoria de imprensa, Ducci fará palestra amanhã em um evento na Itália e depois segue para a Irlanda. No domingo, participa da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas, no México. Derosso acompanha o prefeito.

Por aqui, o interino Zeglin promete botar o "pé na lama" para "acelerar obras" na cidade apesar do curto mandato. "Ainda não pude sentar na cadeira do prefeito. Tenho muito para fazer", disse.

Reeleito para o sexto mandato consecutivo na Câmara de Curitiba (em 2004 ficou alguns meses na suplência), Zeglin começou na vida publica em 1982 após se destacar como radialista – profissão que exerce até hoje. Na última eleição, teve 10.373 votos.

Em seus primeiros momentos como prefeito, Zeglin privilegiou obras que contaram com emendas parlamentares de sua autoria na região sul da cidade, seu reduto eleitoral.

À tarde, o prefeito em exercício deu inicio a construção de um muro de arrimo em um fundo de vale, também no Novo Mundo, que pretende conter o barranco que ameaça despencar atrás de quinze casas.

Zeglin posou para fotos em dois troncos colocados por sobre um córrego, o que causou certa apreensão em sua pequena comitiva.

"Fico feliz de estar coincidentemente iniciando uma obra que ajudei a população a conquistar", disse Zeglin.

Memorial

A partir de hoje, o novo prefeito deve se dedicar ao projeto que, segundo ele próprio, "marcará sua passagem na prefeitura": a construção do Memorial Papa João Paulo II. O anúncio da obra foi seu primeiro ato na prefeitura, ontem durante o café da manhã com administradores regionais e servidores da prefeitura.

O memorial será construído no Centro Cívico, na entrada do bosque em homenagem ao Papa. "O projeto está pronto, os recursos federais estão aí. O memorial será bom para o turismo da cidade, será um novo cartão-postal de Curitiba", disse.

O prefeito afirmou que Portal Polonês, na entrada do Bosque do Papa também será restaurado. Ele espera que a inauguração do novo memorial coincida com as comemorações dos 140 anos da imigração polonesa no Paraná, no ano que vem.

"Sou um polonês; brasileiro, descendente de poloneses. Quero saudar os 380 mil imigrantes poloneses que ajudaram a construir esta cidade", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.