
O mês da Copa no Brasil chegou e, paralelamente aos jogos do Mundial, os partidos políticos terão de promover as convenções para oficializar seus candidatos e as coligações com outras siglas. Pela lei eleitoral, as convenções partidárias têm de ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho de anos com eleições. No Paraná, nem todos os partidos estão com as datas definidas. Mas os últimos dez dias do mês devem ser os mais intensos no calendário das convenções.
A convenção mais aguardada é a do PMDB, marcada para o dia 20, em Curitiba. Há, porém, um movimento de lideranças do partido para antecipá-la para o dia 15. Outras siglas vão esperar a decisão que sair do encontro dos peemedebistas para oficializar as candidaturas e, principalmente, as alianças. O PMDB paranaense está dividido entre o apoio à reeleição do governador Beto Richa (PSDB) e o lançamento de candidatura própria ao Palácio Iguaçu (o senador Roberto Requião e o ex-governador Orlando Pessuti são pré-candidatos). Cerca de 700 delegados do PMDB devem tomar a decisão sobre o rumo do partido.
PV e PSD estão no aguardo do PMDB. Ambos consideram que as candidaturas ao Palácio Iguaçu que propõem as da deputada federal Roseane Ferreira e do empresário Joel Malucelli, respectivamente podem ser uma terceira opção apenas se não houver candidato peemedebista e os principais concorrentes forem Richa e a senadora Gleisi Hoffmann (PT).
A convenção do PV está marcada para o dia seguinte à do PMDB, 21 de junho. "Estamos de olho no PMDB. Daí, vai depender nossa definição", diz Roseane, que também é presidente do PV no estado. Ela é cotada como uma das possíveis candidatas a vice caso o PMDB oficialize Requião como candidato.
Já o PSD marcou a convenção para o dia 29. O grupo prefere aguardar as definições dos outros partidos para bater o martelo sobre a candidatura de Malucelli. "Nós vamos esperar até a véspera do prazo [final das convenções]. Enquanto isso, vamos tentar as alianças necessárias para ter nosso próprio candidato", diz o deputado federal Eduardo Sciarra, presidente estadua do PSD. Se não concorrer ao Executivo com chapa própria, Sciarra diz o partido ainda não sabe quem vai apoiar.
O PP também está indeciso e pode tomar qualquer caminho. O partido ainda não marcou a data da convenção, mas ela também deve ser feita depois da do PMDB. "Nosso entendimento é com o Beto. Mas se esse acerto não der, podemos apoiar tanto o Requião, se for candidato, quanto a Gleisi", diz Nelson Meurer, presidente do PP no Paraná.
Tucanos e petistas
O PSDB, do candidato à reeleição Beto Richa, marcou a convenção para o dia 29. Alguns dos partidos que devem se coligar com os tucanos já agendaram os encontros decisivos. DEM, PSB, PPS, PSL, PTdoB e PSC vão promover suas convenções entre os dias 20 e 30. O PT ainda não tem uma data marcada para oficializar a candidatura de Gleisi e suas alianças. Entre os possíveis aliados dos petistas está o PDT, que marcou sua convenção para o dia 21.
Siglas menores "antecipam" a convenção
Alguns partidos que já têm candidaturas definidas marcaram as convenções para o início do prazo legal, antes da data do encontro do PMDB paranaense. O PHS, que deve indicar o ex-prefeito de Maringá Silvio Barros como candidato a governador, agendou a convenção para o primeiro dia do prazo legal, 10 de junho. O partido aguarda a definição do Pros, que pode ser aliado. O Pros ainda não definiu a data da sua convenção.
O PSol, que terá Bernardo Pilotto como candidato ao governo do Paraná, também marcou a convenção para o dia 10. O PCB, que ainda mantém conversas com o PSol, vai oficializar suas candidaturas e coligações no dia 14. O partido ainda discute a hipótese de ter uma candidata própria ao governo. A professores da Unioste Silvana Souza está cotada para ser a candidata do partido. Já o PSTU, que vai lançar Rodrigo Tomazini na corrida ao Palácio Iguaçu, marcou a convenção estadual para 21 de junho.
Partido da República é a grande dúvida nacional
As convenções partidárias para oficializar os candidatos a presidente da República e as alianças na campanha pelo Planalto também têm de ser realizadas entre os dias 10 e 30 de junho. E as datas dos encontros dos principais partidos já estão marcadas.
O PSDB, que vai lançar o senador Aécio Neves, oficializa a candidatura do tucano no dia 14, em São Paulo. O PT, da presidente Dilma Rousseff, marcou a convenção nacional para 21 de junho. O PSB, do pré-candidato Eduardo Campos, será o último a oficializa o nome na disputa. O encontro da sigla será no dia 29.
Várias tendências
No cenário nacional, a principal dúvida fica por conta do PR. O Partido da República tem um pré-candidato à Presidência, o senador Magno Malta (ES). Mas o partido está dividido entre várias tendências: lançar Malta, apoiar Dilma, se coligar com Campos ou se aliar a Aécio. Ainda não há uma definição da data da convenção nacional do PR.



