
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) encerrou por volta das 19h15 desta sexta-feira (20) o recadastramento eleitoral em Curitiba. A meta principal foi atingida: fazer a revisão eleitoral de pelo menos 80% dos cerca de 1,2 milhão títulos eleitorais da capital. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral deve confirmar em breve que a capital paranaense utilizará a identificação biométrica (através da impressão digital) nas eleições municipais deste ano.
Ao todo, 14.168 pessoas foram atendidas nesta sexta, um recorde. Desde março do ano passado, quando o recadastramento começou, o número eleitores que passaram pela Central de Atendimento ao Eleitor é de cerca de 1,1 milhão.
De acordo com o assessor de imprensa do TRE, Marden Machado, aproximadamente 200 mil eleitores de Curitiba não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral e não compareceram ao recadastramento. Eles terão o Título Eleitoral cancelado, mas poderão regularizá-lo a partir da próxima quarta-feira (25). O prazo irá até o dia 9 de maio.
Os procedimentos para a regularização serão anunciados pela direção do TRE-PR na segunda-feira (23). A principal dúvida é com relação à multa de R$ 3,51 que poderá ser cobrada de quem não se recadastrou. Em outros estados, como no Sergipe, os eleitores tiveram uma segunda chance para fazer o recadastramento biométrico.
Filas
Durante esta semana, a última para o recadastramento, longas filas formaram-se próximas a Central do Eleitor. Nesta sexta, a fila de eleitores chegou até o viaduto que passa sobre a Linha Verde, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Hauer. À tarde ela mudou de lugar, mas continuou longa. A fila entrava na rua João Parolin Junior, na esquina com a Marechal. Ela descia toda a João Parolin e Leopoldo Fróes - esta última paralela à Marechal.
O tempo de espera, porém, não mudava e para conseguir atendimento: o eleitor precisa ficar até 5 horas, em média, esperando. Houve casos, na quinta-feira (19), em que o eleitor aguardou até 6 horas.
Vale ressaltar que o prazo termina em 9 de maio para quem precisa transferir ou fazer o título, tirar a segunda via ou ainda regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba não funcionará na próxima segunda-feira (23) e na terça-feira (24). A população voltará a ser atendida a partir de quarta-feira (25) para fazer os serviços descritos anteriormente, das 9h às 18h.
Primeiro eleitor chega à fila do TRE na madrugada
O primeiro eleitor que estava fila no último dia do recadastramento biométrico chegou ao TRE por volta da zero hora desta sexta-feira (20). De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PR, não havia necessidade de passar a madrugada na fila. Os eleitores que chegaram à Central de Atendimento ao Eleitor por volta das 6h30 foram atendidos no mesmo horário do que aquele que estava na fila desde a zero hora. O atendimento teve início às 8 horas.



