• Carregando...
João Cláudio Derosso, ex-vereador | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
João Cláudio Derosso, ex-vereador| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

O ex-vereador de Curitiba João Cláudio Derosso (sem partido), que perdeu o mandato após ter pedido desfiliação do PSDB, teve o recurso para retomar a função de parlamentar indeferido pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O julgamento foi realizado na tarde desta terça-feira (28) e os sete juízes decidiram por unanimidade pelo indeferimento do processo.

Esta foi a segunda vez que o TRE-PR rejeitou o pedido de Derosso para retomar o cargo no Legislativo da capital. À Gazeta do Povo, o ex-vereador disse, logo após a decisão, que vai estudar se recorre ou não da decisão do Tribunal.

O relator da decisão Luciano Carrasco diz que a alegação de Derosso, de que ainda estaria filiado ao partido e por isso não poderia ser destituído, não vinga "margeando a má fé pela própria torpeza".

Segundo Carrasco, uma das provas utilizadas pelo ex-vereador para comprovar a filiação, uma certidão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitida via internet, não comprova permanência dele no PSDB, pois o cadastro eleitoral da corte encontra-se fechado – a certidão, dessa forma, continha informações desatualizadas, apenas com dados de abril de 2012.

Derosso foi cassado pela Justiça Eleitoral após denúncia de sua suplente, Maria Goretti Lopes (PSDB), que o acusou de infidelidade partidária. Ele foi acusado de se desfiliar do partido sem dar justificativas. O ex-parlamentar deixou o PSDB após a série de denúncias sobre seu envolvimento no desvio de verbas de publicidade da Câmara.

Caso o pedido de Derosso fosse acatado pelo TRE-PR, Maria Goretti teria que deixar a Câmara e Derosso voltaria para o cargo até dezembro de 2012. Ele não concorre às eleições deste ano porque não está filiado a nenhum partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]